Preaload Image

OS CUIDADOS NO TRÂNSITO

As atividades do Trânsito para as escolas servem como um método de ensino eficaz e didático que ajudará o aluno na compreensão do conteúdo e, consequentemente, na adoção das práticas propostas.

Justificativa

O desenvolvimento das atividades do Trânsito são fundamentais para a compreensão dos alunos da Educação Infantil sobre as regras e deveres relacionados ao trânsito. As atividades do Trânsito são fundamentais também para o crescimento pessoal, pois mesmo que pequenos, os alunos já estão inseridos nas práticas de trânsito básicas, como atravessar a rua, usar cinto de segurança, andar de transporte público, dentre outras.

Objetivos

O professor na sala de aula, tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os cuidados que os motoristas e pedestres devem adotar quando estão no trânsito.

Em seu sentido lexical, trânsito faz referência à circulação de veículos, pessoas e animais em vias privadas e públicas. É fundamental promover essa percepção em relação às práticas de trânsito no ensino educacional, visto que as crianças serão futuros condutores e pedestres.

Sendo assim, é significativa a necessidade da realização de atividades relacionadas ao Dia do Trânsito para os alunos da educação infantil, seja por meio de produções artísticas, palestras, vídeos, brincadeiras e muito mais.

      Desenvolvimento

  • Produção de um semáforo em sala de aula para que os alunos aprendam o significado e representação das cores;
  • Apresentação das principais placas de trânsito, como Pare, Proibido estacionar, Vire a direita/esquerda, Faixa de pedestre, expondo o que cada uma simboliza;
  • Discussão e debate com os alunos por meio de roda de conversa sobre os perigos da má conduta no trânsito;
  • Encenação, fora da sala de aula, das principais práticas de trânsito, tendo os alunos como personagens ativos da situação;
  • Elaboração de painéis e cartazes sobre as normas do trânsito, anexando-as pela parede;
  • Produção de textos por parte dos alunos tendo a Professora como escriba, sobre como é a ida e volta para escola, informações sobre o trajeto e etc;
  • Exibição de vídeos educativos em sala para reforçar as ideias trabalhadas em sala, como as noções de sinalização e respeito no trânsito.
  • Brincadeiras dirigidas, como jogo da memória com os símbolos do trânsito, além de perguntas e respostas sobre as placas de sinalização e seus significados.

Recursos Pedagógicos

  • Brincadeiras dirigidas;
  • Debates e discussões em sala de aula abordando os principais pontos relativos ao trânsito;
  • Jogos;
  • Confecção de sinalizações de trânsito que podem ser colocadas por toda a sala de aula;
  • Pesquisas em jornais e na internet sobre as principais causas de acidentes de trânsito;
  • Leituras de textos informativos;
  • Produções textuais;
  • Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
  • Apresentação de vídeos educativos.

Avaliação

Deve ser constante, observando a conduta e desenvolvimento das atividades com relação ao que foi falado e proposto.

Tem-se notado que as crianças conseguiram apreender sobre as regras e placas de trânsito, bem como fiscalizar sua conduta perante a situações apresentadas enquanto cidadão consciente quando estiverem nas ruas.