Preaload Image

Organizando o Trânsito

As atividades desenvolvidas no maio amarelo têm a ideia de transmitir mensagens da importância de um comportamento seguro em todos os trajetos, seja ele pedestre ou ciclista ou motorista. As atividades deste mês, desenvolvida pela professora da turma do quinto ano busca objetivamente conscientizar os alunos da turma sobre a importância de um trânsito seguro para todos. A segurança viária é hoje um problema social que depende da ação de cada um, e que eles sendo pequenos podem dar exemplos como pequenas atitudes e poderão cobrar e alertar os pais os riscos do trânsito.

Para iniciar a aula e a apresentar o tema central do maio amarelo, “Organizando o Trânsito“. A professora explorando com os alunos a importância de sermos organizados na cidade, respeitando a sinalização de trânsito e o semáforo, pois desde que aumentam a circulação de carros na cidade, começam os problemas no trânsito. Os carros  não podem andar como querem para cima e para baixo, sem ordem, ou seja, acabam acontecendo batidas. Além disso, há  os pedestres que também precisam circular pelas ruas e não podem ser atropelados. Assistiram diversos vídeos,  sobre campanhas de transito, depois os alunos e a professora conversaram sobre o assunto em questão, tendo como principal objetivo despertá-los para a necessidade do cumprimento de regras e organização no trânsito, fazendo assim, uma interação entre os alunos da sala.

Na sequência após assistirem, a professora novamente conversou coma as crianças sobre o tema. Perguntado a elas o que sabem sobre trânsito e para que haja segurança no trânsito e não ocorram acidentes é preciso respeitar as regras e normas de trânsito. Perguntou as crianças o que são regas e normas? Deixe que elas discutam sobre o assunto. Pergunte também se conhecem as regas e normas de trânsito. Agregue a conversa algumas regras de trânsito, sempre dando exemplos para ficar mais claro a construção do conceito. Para finalizar cada aluno construiu um cartaz e expôs suas ideias oralmente para a turma.