Preaload Image

Ônibus da Xuxa

A turma do infantil 5 A realizou diversas atividades sobre os trânsitos, a proposta com ludicidade e muito colorido, é levar ensinamentos valiosos, como onde é legal brincar, como se anda nas calçadas, como fazer a travessia das vias, como se comportar no carro ou utilizar o transporte escolar e entre outros ensinamos. E com isso a professora fez uma roda de conversa o qual apresentou também todos os elementos do trânsito e fez uma pesquisa de quem já andou de ônibus e quais cuidados, e a pergunta quem vem de carro para escola.

A professora trabalhou com os alunos da turma o momento da história contada “O Carro VRUM”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=E3ne2CzlzPc. Após assistirem foi retomado alguns pontos da historinha, comentou que história é sobre o tema trânsito e que VRUM é um carrinho muito inteligente, respeita as leis de trânsito, assim como o papai, mamãe e outros motoristas devem fazer. Outra proposta pedagógica foi construir um carrinho com os alunos, pois brincar de carrinho pode ser muito mais do que uma simples diversão, além de ajuda a desenvolver habilidades motoras finas, entender as relações espaciais, reconhecer formas e cores, aprendem a relação de causa e efeito no trânsito e trabalhar a imaginação ao brincar com a imaginação do percurso das vias, respeitando as regras de trânsito. Cada aluno fez o seu carrinho e pode ter um momento de brincar observando o que aprenderam até aqui sobre a temática explorada. Na sequência a professora deu um labirinto para cada um dos alunos, na mesa puderam ajudar o motorista a chegar corretamente no espaço destinado pela placa para estacionar.

A turma foi convidada a irem no pátio da escola para brincar e escutar a música “Ônibus da Xuxa” https://www.youtube.com/watch?v=szqKMgkXpZw. A brincadeira musical dessa aula foi muito legal e divertida, pois trabalhamos muitos movimentos e noções como girar/abre-fecha/ sobe desce, entre outros. Primeiro colocamos o vídeo para as crianças assistirem, pois eles adoram e acabamos conversando sobre o ônibus no trânsito. No pátio de frente para os alunos, o adulto irá realizar os movimentos conforme a música vai indicando e ou as placas apresentadas pela professora. Incentivamos a todos os alunos autistas e demais crianças fazerem os movimentos junto com a educadora, pois essa interação de tentar fazer a imitação dos movimentos é muito importante nessa fase do desenvolvimento da criança e demonstra na prática quais comportamentos mais adequados na construção do trânsito mais seguro.