Ônibus adaptado
Objetivo: Conhecer atravês da realidade regras e a acessibilidade que temos no trânsito durante a visita a Apae-Cordeirópolis, para vermos e saber mais sobre o Ônibus adaptado com elevador para cadeira de rodas e passeio no entorno da praça em frente ao nosso C.E.I. e pelo trajeto até chegarmos a Apae-Cordeirópolis focando nas placas e sinalizações de rua.
Desenvolvimento: Primeiro partimos de uma roda de conversas sobre os assuntos do tema, demos algumas informações iniciais e todos autorizados saímos pelos portões da escola com a proposta de já observarmos e conversarmos sobre as placas de trânsito da pracinha em frente ao C.E.I. então fizemos pequenas paradas com os alunos em filas ou grupos iniciando com a passagem das crianças pela faixa de pedestres, após observando todas as placas e conversando sobre o significado de cada placa; Concluído o passeio no entorno da praça fomos até a Apae-Cordeirópolis e vimos as peruas escolares com as credenciais da Apae, também uma Van adaptada com assento em elevador para pessoas com mobilidade reduzida e prosseguimos vendo sinalizações de chão e seus significados contornando o prédio e indo até o pátio aonde ficam os transportes da Apae, sendo assim uma monitora deste ônibus fez toda a apresentação do mesmo junto ao motorista, após fomos convidados a entrarmos no ônibus e ver como ele era por dentro e também vimos como funcionava o elevador que tem suporte para prender a cadeira de rodas e acessar até o nível desejado proporcionando a acessibilidade as pessoas com necessidade especial e mobilidade reduzida e demonstrando para as crianças como tudo isso funciona. .
Recursos: Placas, faixa de pedestres e sinalizações de rua todas referentes ao trânsito e seu funcionamento, perua escolar, van e ônibus adaptado com elevadores.
Avaliação: Atividade foi uma ótima forma de entretenimento, diversão e exercício para estimular o raciocínio, sistematizando o aprendizado sobre o trânsito.