Preaload Image

O Trânsito e os Meios de Transportes.

JUSTIFICATIVA

Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa.

Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito priorizando a educação para a paz, a partir de exemplos positivos capazes de desenvolver esquemas de interação com os outros e com o meio.

OBJETIVOS ESPECÍFICO

  • Conhecer sinais e regras de trânsito.
  • Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
  • Elencar atitudes de segurança no trânsito.
  • Reconhecer os meios de transporte e suas vias;
  • Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
  • Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
  • Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres e para os ocupantes do meio de transporte (cinto de segurança e cadeirinha para a idade adequada).
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  • Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
  • Comparar os meios de transporte conforme suas características, como tamanho, velocidade e peso.

ATIVIDADES PREVISTAS

  • Roda de conversa sobre o trânsito, averiguar o que os alunos entendem sobre o trânsito, o que é uma cidade, onde moramos e como as pessoas se locomovem de um lugar a outro, perguntar como os alunos chegam a escola.
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.
  • Conhecer o semáforo e algumas placas de sinalização mais visualizadas pelos alunos
  • Conhecer alguns meios de transportes
  • Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas; e sobre as infrações no trânsito.
  • Trabalhar a sonorização do trânsito (tipos de sons produzidos)
  • Brincadeira com pista, carrinhos, aviões, barco de brinquedos
  • Brincadeira com jogo engenheiro
  • Confecção de brinquedos de sucata para serem expostos na 16ª Mostra cultural.
  • Pesquisas em revistas sobre os meios de transporte
  • Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
  • Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
  • Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
  • Apresentação de vídeos educativos;
  • Conhecer as diferenças de tamanho e velocidade dos meios de transportes;
  • Modelagem com massa de modelar
  • Leitura de histórias
  • Músicas sobre o tema: Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete, Motorista, Se a canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar a rua (Xuxa)

ESTRATÉGIAS

1° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:  conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito.

AÇÕES DIDÁTICAS: Conversar, fazer e responder perguntas.

OBJETIVO: conhecer as regras do trânsito para a segurança de pedestres e condutores.

PROCEDIMENTOS:  primeiramente iremos ao pátio, no portão da unidade escolar e iremos observar o que vemos, os carros, motos, semáforos, faixa de pedestre, pedestres, motorista, vamos escutar os barulhos do entorno, depois voltaremos para a sala de aula e faremos uma roda   de   conversa   sobre   o que foi observado, falaremos sobre o trânsito   e   suas regras para segurança de todos, depois faremos registro na folha a4.

2° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO

DIREITO DE APRENDIZAGENS: BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:  conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito

AÇÕES DIDÁTICAS: Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e ressignificar o mundo social.

OBJETIVO: Interagir com brinquedos relacionados ao trânsito

PROCEDIMENTOS:  será apresentado diversas placas de transito e perguntado se os alunos conhecem, logo depois será oferecido brinquedos (carro, avião, barco, helicóptero de brinquedo e uma pista com ruas, semáforos, faixa de pedestre…  A brincadeira será livre.

3° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO

DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;

AÇÕES DIDÁTICAS: Explorar o mundo físico e natural, por meio de todos os sentidos.

OBJETIVO: Observação do trajeto casa-escola e escola-casa. Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral e escrita).

PROCEDIMENTOS:  será feita uma roda de conversa e perguntado para os alunos o que eles veem no caminho para a escola, depois faremos registro na folha a4.

4° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:   exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais

OBJETIVO:  produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

PROCEDIMENTOS:   confeccionar um semáforo com rolos de papel higiênico.

5° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

DIREITO DE APRENDIZAGENS:  EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:   exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais

OBJETIVO:   produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

PROCEDIMENTOS:  confeccionar carros com rolos de papel higiênico. (Continuação da atividade).Etc…