O Trânsito e os Meios de Transportes.
JUSTIFICATIVA
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa.
Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito priorizando a educação para a paz, a partir de exemplos positivos capazes de desenvolver esquemas de interação com os outros e com o meio.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Conhecer sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
- Elencar atitudes de segurança no trânsito.
- Reconhecer os meios de transporte e suas vias;
- Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
- Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres e para os ocupantes do meio de transporte (cinto de segurança e cadeirinha para a idade adequada).
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
- Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
- Comparar os meios de transporte conforme suas características, como tamanho, velocidade e peso.
ATIVIDADES PREVISTAS
- Roda de conversa sobre o trânsito, averiguar o que os alunos entendem sobre o trânsito, o que é uma cidade, onde moramos e como as pessoas se locomovem de um lugar a outro, perguntar como os alunos chegam a escola.
- Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.
- Conhecer o semáforo e algumas placas de sinalização mais visualizadas pelos alunos
- Conhecer alguns meios de transportes
- Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas; e sobre as infrações no trânsito.
- Trabalhar a sonorização do trânsito (tipos de sons produzidos)
- Brincadeira com pista, carrinhos, aviões, barco de brinquedos
- Brincadeira com jogo engenheiro
- Confecção de brinquedos de sucata para serem expostos na 16ª Mostra cultural.
- Pesquisas em revistas sobre os meios de transporte
- Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
- Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
- Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
- Apresentação de vídeos educativos;
- Conhecer as diferenças de tamanho e velocidade dos meios de transportes;
- Modelagem com massa de modelar
- Leitura de histórias
- Músicas sobre o tema: Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete, Motorista, Se a canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar a rua (Xuxa)
ESTRATÉGIAS
1° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito.
AÇÕES DIDÁTICAS: Conversar, fazer e responder perguntas.
OBJETIVO: conhecer as regras do trânsito para a segurança de pedestres e condutores.
PROCEDIMENTOS: primeiramente iremos ao pátio, no portão da unidade escolar e iremos observar o que vemos, os carros, motos, semáforos, faixa de pedestre, pedestres, motorista, vamos escutar os barulhos do entorno, depois voltaremos para a sala de aula e faremos uma roda de conversa sobre o que foi observado, falaremos sobre o trânsito e suas regras para segurança de todos, depois faremos registro na folha a4.
2° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito
AÇÕES DIDÁTICAS: Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e ressignificar o mundo social.
OBJETIVO: Interagir com brinquedos relacionados ao trânsito
PROCEDIMENTOS: será apresentado diversas placas de transito e perguntado se os alunos conhecem, logo depois será oferecido brinquedos (carro, avião, barco, helicóptero de brinquedo e uma pista com ruas, semáforos, faixa de pedestre… A brincadeira será livre.
3° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Explorar o mundo físico e natural, por meio de todos os sentidos.
OBJETIVO: Observação do trajeto casa-escola e escola-casa. Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral e escrita).
PROCEDIMENTOS: será feita uma roda de conversa e perguntado para os alunos o que eles veem no caminho para a escola, depois faremos registro na folha a4.
4° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS: confeccionar um semáforo com rolos de papel higiênico.
5° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS: confeccionar carros com rolos de papel higiênico. (Continuação da atividade).Etc…