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O Relevo na Paisagem

Inicialmente por meio de ilustração foi apresentado as formas de relevo em relação á altitude. Foi preciso garantir que os alunos nos compreendam a definição de altitude. Expliquei que o nível do mar tem altitude zero, e a altitude das demais formas de relevo é medida a partir dele. Aproveitei a ilustração do livro didático para mostrar a diferença de altitude entre o mar e o topo da cordilheira, por exemplo, e desta para outras formas de relevo.

Os alunos analisaram livremente as formas de relevo apresentadas, depois perguntei a eles o que chamou mais a atenção. Perguntei também se algum deles já conhece algumas dessas formas e o que sabe sobre elas. No segundo momento prossegui a leitura das definições de cada uma das formas de relevo e sua importância para o meio ambiente. Lemos também a definição de montanha e comentei que embora não seja consenso, a maior parte dos geógrafos brasileiros considera que, no Brasil, não há cadeias de montanhas, ou cordilheiras.

A foto retrata a cordilheira dos Andes, a mais alta do continente americano, que atravessa vários países na costa oeste da América do Sul. Aproveitei a imagem da cordilheira dos Antes para chamar atenção dos alunos para o fato de estar coberta de neve. Comentei que a diferença de relevo tem influência no clima: quanto maio a altitude, mais baixa é a temperatura.