O QUE É TRANSITO
Foi realizada uma roda de conversa com os alunos, começando pelo questionamento: “O que é Trânsito?”.
Após ouvir as respostas deles, foi explicado que o trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existe o trânsito de pessoas, animais etc.
Em seguida foi feito algumas perguntas aos alunos.
– Quem já andou de carro, ônibus ou algum outro meio de transporte?
– Onde é que encontramos um trânsito de carros?
– E o trânsito de pessoas?
– Será que na nossa escola tem trânsito?
– Vocês já viram um semáforo? Para que ele serve?
– E como devemos andar como pedestres?
Em seguida os alunos em suas carteiras observaram uma imagem, verificando quais os erros dos pedestres e dos motoristas no trânsito. Os erros foram marcados na figura e registrados, por escrito, no caderno de aula.
Confecção do cartaz
Após o termino da atividade foi confeccionado um cartaz com o tema: “O que é Transito”.
Foi espalhado desenhos de meios de transporte (carro, moto, ônibus, caminhão) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
Realizado a pintura dos desenhos com lápis de cor e giz de cera.
Após a pintura dos desenhos, foi feito a montagem do cartaz.
Montagem do Cartaz
Em um papel bobina, foi colado pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a faixa de pedestres, e sinalizado com um semáforo.
Foi explicado para os alunos a importância que esses dois itens têm na nossa segurança.
Em seguida colado desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
Foi feito com tiras de papel, a faixa contínua ou segmentada da rua sinalizando que é uma via de mão dupla, na cor amarela.
Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno colou o seu carro, porém seguindo o trânsito, um atrás do outro.