O Natal e a correria no trânsito!
No final de ano, na noite de Natal e nas festividades de Ano Novo que muitas famílias que não se veem durante décadas se reencontram. É quando avós conhecem os netinhos que já estão grandes, é quando muitos filhos conseguem ver o quanto seus pais já envelheceram enquanto esperavam aquela visita que nunca foi possível ou foi sendo adiada.
Mas, é justamente nas festas de final de ano que tudo que é estatística bem sucedida de redução de acidentes, por mínima que seja, se atropela. Aumentam as ocorrências, a quantidade de mortos, feridos e sequelados nas estradas.
Todo mundo feliz, alguns não, mas todos com pressa. Muitos alcoolizados no trânsito, seja atrás do volante ou não. Daí, uma noite que tinha tudo para ser feliz vira pesadelo.
Está sendo de assustar a disparada na quantidade de acidentes nesses primeiros dias de dezembro, o que nos faz temer pelos dias que virão até as festas, durante e depois.
O fato é que muita gente não vai chegar vivo até o Natal e isso é uma constatação. Muitas alegrias, sonhos, desejos de reencontro vão ficar pelo caminho, espalhadas junto com os destroços pela rodovia.
O que mais me assusta é que as pessoas não estão conseguindo fazer aquilo que é obrigação, é lição de casa de todo motorista: manter seus carros na pista.