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NOÇÕES DE SINALIZAÇÃO E SEMÁFORO

Justificativa

A promoção e desenvolvimento das atividades do Trânsito são fundamentais para a compreensão dos alunos da Educação Infantil sobre as regras e deveres relacionados ao trânsito.

Por meio dos projetos, as crianças podem atuar como agentes educativos, dentro do ambiente familiar. 

A escola é uma das principais responsáveis em promover, desde  muito cedo, o papel do cidadão em relação ao comportamento em sociedade, gerando a reflexão por meio de temas importantes e atuais. 

As atividades do Trânsito são fundamentais também para o crescimento pessoal, pois mesmo que pequenos, os alunos já estão inseridos nas práticas de trânsito básicas, como atravessar a rua, usar cinto de segurança, andar de transporte público, dentre outras.

Objetivos

Com relação aos objetivos, o professor, ao desenvolver as atividades do Trânsito, permite ao aluno:

  • Aprender sobre as regras de trânsito, tais como noções de sinalização, faixa de pedestre, cinto de segurança e etc.
  • Perceber os perigos quando as regras relacionadas ao trânsito não são de fato obedecidas;
  • Entender como acontecem os acidentes de trânsito e de como os mesmos podem ser evitados;
  • Conceber valores relacionados à vida em sociedade, comportamento no trânsito, respeito ao próximo e solidariedade;
  • Aprender mais sobre os meios de transporte, identificando a função e importância de cada um, seja ele aéreo, terrestre ou marítimo;
  • Promover atividades interdisciplinares com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos em outras áreas do conhecimento.

 

Desenvolvimento

  • Produção de um semáforo em sala de aula para que os alunos aprendam o significado e representação das cores;
  • Discussão e debate com os alunos por meio de roda de conversa sobre os perigos da má conduta no trânsito;
  • Encenação, das principais práticas de trânsito, tendo os alunos como personagens ativos da situação;
  • Brincadeira com carrinhos de brinquedos em uma via desenhada.

 

Recursos Pedagógicos

  • Debates e discussões em sala de aula abordando os principais pontos relativos ao trânsito, como por exemplo a desobediência das sinalizações, comportamento de motoristas e pedestres e consciência nas relações de trânsito;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Uso de brinquedos, caneta hidrográfica, giz de lousa e papéis diversos.
  • Atividades com as cores do semáforo;
  • Pesquisas em jornais e na internet sobre as principais causas de acidentes de trânsito;
  • Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
  • Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
  • Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.                  

 

Avaliação

Deve ser constante, observando as atitudes dos alunos com relação ao desenvolvimento das atividades propostas. 

Espera-se que, ao fim deste projeto, os alunos andem sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma; olhem para os dois lados antes de atravessar a rua; atravesse sempre na faixa de segurança, ou na falta desta, utilizem passarela, ou em último caso, no meio do quarteirão; e deixem que um adulto segure-o pelo braço.