“MUDAR O MUNDO”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM :
- Nomear as letras do alfabeto, observando a letra inicial de cada nome.
- Desenvolver a linguagem, melhorando a pronúncia de palavras;
- Identificar a sequência dos números, o traçado e respectivas quantidades.
- Realizar contagem e relacionar o número a quantidade.
- Construir a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
- Conhecer a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
- Identificar o que é coleta seletiva?
- Identificar as lixeiras corretas para a separação do lixo na coleta seletiva;
ATIVIDADE – Música Mudar o Mundo – Tac Tacs
https://www.youtube.com/watch?v=H3mYKvLCGKg
- Ouvir atentamente e cantar fazendo movimentos em conformidade com a música.
- Conversar instigando a falarem o que compreenderam.
– Será que podemos mudar o mundo?
– Vídeo Ludi – Ticolicos
Porque temos que reciclar – https://www.youtube.com/watch?v=vLd9yAYNdz0
- Assistir atentamente as explicações.
- Explicação sobre a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia. O que é coleta seletiva?
- Explicação do embasamento teórico.
O ambiente urbano é um dos mais poluídos, nele ocorrem vários tipos de poluição: sonora, visual, atmosférica, lixo, esgoto, etc. Uma das principais poluições que causam grande degradação ao meio ambiente e ameaça ao ser humano é o lixo urbano. Poucas cidades dispõem de aterros sanitários apropriados e raríssimas são as que possuem usinas de tratamento. A maioria das cidades deposita o seu lixo em lixões, que servem de fonte de consumo para muitas pessoas.
Nesses lixões, além do lixo doméstico, podem ser encontrados lixos hospitalares, podendo haver contaminação com agulhas, remédios vencidos que poderão causar vários danos à saúde; lixo tóxico como pilhas e baterias que contêm metais pesados como o chumbo, mercúrio e cádmio em seus produtos. Estima-se que cada bateria ou pilha depositada de forma inadequada contamine uma área de um metro quadrado.
PARA ONDE TUDO ISSO VAI?
Lixões – depositado diretamente no solo, podendo contaminar nossas águas – 88%
Aterros Sanitários – método adequado de destinação, que protege o meio ambiente –10%
Encaminhamento para reciclagem – 2%
Nós podemos mudar esses números, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando 3 Regras:
Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdício Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever.
Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utiliza-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos.
Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Ex: O plástico usado em bolsas e soro, pode dar origem a canos de PVC.
A reciclagem é uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação do lixo urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos já é prática rotineira e generalizada.
Portanto, os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.
ATIVIDADE 1 – PAREAMENTO DE LIXO RECICLÁVEL
Professora irá colocar uma caixa com muitos itens de lixo resultantes do nosso dia – a – dia.
Cada criança será convidada a ir até a caixa, escolher um item e levar até a lixeira correspondente.