Minha entrada mais segura – parte 4
Apresentação/Justificativa: A EMEF Professor Antonio Waldomiro de Oliveira, situada na cidade de Jahu, interior do Estado de São Paulo, participa do Projeto Escola da Arteris, um projeto que tem como objetivo a conscientização de estudantes para a cidadania no trânsito. A escola vem criando e elaborando atividades que favoreçam o entendimento e a compreensão sobre o assunto, para que os alunos possam adquirir hábitos assertivos e responsáveis no trânsito e possam orientar seus familiares.
Alguns problemas de desrespeito às normas de trânsito tumultuam a entrada dos alunos e professores, colocando em risco a segurança dos mesmos, dentre os quais pode-se mencionar: estacionar de forma irregular na frente do portão de entrada de professores e funcionários, estacionar na faixa de pedestres, estacionar na faixa reservada ao ônibus escolar. Levando em consideração essa situação-problema, serão realizadas ações de modo a conscientizar alunos e responsáveis, para que a entrada e a saída dos alunos sejam mais seguras.
Público-alvo: 3º e 4º anos.
Objetivo: Conhecer as principais placas de trânsito, destacando as presentes na entrada da escola; Criar consciência coletiva sobre a construção de um trânsito mais seguro; Incentivar o protagonismo discente enquanto disseminador de informações à comunidade escolar e local.
Desenvolvimento: Após a leitura do Gibi, os alunos puderam refletir sobre a história e sobre os aprendizados adquiridos com o fantoche Zé Quest. De maneira lúdica e divertida recordaram a história e colocaram em prática os conhecimentos sobre o trânsito.