Meu lugar no mundo!
A contação de histórias é uma prática que não só entretém, mas também promove importantes aprendizagens. Diante disto, a E. M. Capelinha escolheu trabalhar com apresentação dos personagens da revista ZÉ QUEST ( Turminha pé na estrada), a fim das crianças poderem explorar suas emoções, imaginar outros mundos. No contexto da Educação Infantil, a contação de histórias ajuda a desenvolver a oralidade, a criatividade e habilidades sociais, criando um espaço seguro e acolhedor para a expressão.
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Objetivos: Desenvolver a escuta atenta e a interação social através dos personagens da revista, ampliando as capacidades de expressão oral e comunicativa das crianças.
Desenvolvimento: A atividade iniciou com alunos sentados em círculo. A facilitadora apresentou os personagens da revista através de falas e imagens e fantoches. Ao iniciar, a facilitadora contou a biografia dos personagens lançando perguntas como: Quem é este personagem? Como ele é? Quais características este personagem possui? Após apresentar todos os personagens, a facilitadora distribuiu um cartaz: Quem sou eu? Com os nomes dos alunos em fichas para eles identificarem com quem se parecem/identificam. Por exemplo: Zé Quest é questionador, quem se identifica com ele, colocará o nome embaixo dele. Quem acha meio esquentado deverá colocar abaixo do Theo e por assim em diante. Ao findar a atividade, foi distribuído as máscaras dos personagens para se divertirem conhecendo cada um. Alunos falavam sobre personagem e encenaram pequenas situações envolvendo personagens. Este momento é crucial para promover a expectativa e o engajamento das crianças e perceberem o lugar de cada um no mundo, inovador, criativo, revolucionário….
Conclusão: Conclui que o melhor recurso que o facilitador possui é o ser humano. Este enriquece as ações com toques pessoais e importantíssimos.
AVALIAÇÃO: A avaliação foi de forma formativa, observando a participação, o envolvimento, as expressões e a comunicação das crianças durante as atividades.