Preaload Image

meios de transporte – maio amarelo

Iniciou com a história no notebook em vídeo, seguido de perguntas sobre a  história: Trabalhe a semana do trânsito de forma divertida e contextualizada com auxílio da história ” O carro Vrum”, que fala sobre um carro inteligente que respeita as leis de trânsito: São 7 horas da manhã e uma buzina acorda Pedro. Ainda sonolento, ele olha pela janela e vê filas de carros parados na frente de sua casa. Mas o que foi que aconteceu? Um acidente! E para piorar, o guarda de trânsito não foi trabalhar hoje. O jovem e atrapalhado piloto, Carlinhos, bateu seu carro no poste porque estava mexendo no celular1 ! Agora , Pedro precisa tomar uma atitude: ser o guarda de trânsito por um dia. Sua missão fica ainda mais difícil quando ele decide acompanhar Carlinhos para que ele ganhe a corrida sem machucar ninguém pelo caminho. A ideia é trabalhar a corrida maluca  mostrando as imprudências que os motoristas e pedestres cometem no dia a dia. A atividade sucede com perguntas sobre a história: como se chama o veículo da imagem? Onde está o veículo? o que é esta imagem e para que serve, visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto. Após diálogos  foi introduzido os meios de transporte com conversas sobre tipos diferentes de meios de transporte, tantos quanto às diferentes realidades encontradas em sala de aula. E tão importante quanto conhecê-los, saber seu funcionamento, é estar ciente do seu direito de ir e vir. Os meios de transporte, além de fazerem parte da vivência diária dos alunos, incluem também as regras de trânsito, que nos protegem de acidentes e organizam as idas e vindas nas ruas e vias públicas. Trabalhar as leis de trânsito atende a necessidade da escola de evitar acidentes e diminuir os riscos durante os trajetos percorridos pelos alunos, de aumentar a segurança através do conhecimento e da disciplina. Após breve discussão, realizou com os alunos atividades de recorte e colagem, pintura e montagem de quebra-cabeça e sequencia numérica com carros.