MEIO AMBIENTE PRESERVADO – QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE NO FUTURO
Introdução:
No cenário da escola atual os envolvidos no processo educativo entendem que ensinar, hoje, é apresentar oportunidades, para que os alunos enriqueçam sua aprendizagem, e ver que a educação é base fundamental para que os indivíduos possam usufruir dos mesmos direitos constituídos numa sociedade democrática. Por isso, os responsáveis demonstram estar comprometidos com o melhoramento contínuo dos processos de trabalho educativo e desejam formar cidadãos autônomos capazes de tomar decisões e de resolver problemas. É nesse sentido que a execução de projetos metodológicos na Escola tem sido uma forma de estimular o interesse dos alunos e alunas pela aprendizagem.
Competências do professor no trabalho por projetos
- Incentivar e orientar o trabalho experimental;
- Aceitação dos erros como fonte de regulação e progressão, desde que analisados e entendidos;
- Valorizar a cooperação entre os alunos;
- Ouvir as opiniões dos alunos e levá-los em consideração;
- Engajar-se no trabalho, mas ficando sempre na posição de mediador.
A escolha do tema do projeto
A escolha do tema pode estar relacionada com outros projetos já trabalhados, mas também pode ser definido de acordo com os interesses dos alunos. O importante nesse momento é que o professor lance propostas e as próprias crianças se incumbem de julgá-las, respeitando critérios de relevância, a relação que o tema tem com outros trabalhos já desenvolvidos e fazendo com que o grupo conduza as buscas de informação de forma que possam encontrar múltiplas possibilidades de aprendizagem.
- PROJETO: MEIO AMBIENTE PRESERVADO: QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE NO FUTURO
Designado pelas Nações Unidas, 05 de junho, o dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no mundo todo como uma oportunidade para desenvolver atividades que valorizem a conservação ambiental. Muitos programas ecológicos têm sido desenvolvidos em todo país, mas ainda há necessidade de se tratar o tema com seriedade, principalmente no âmbito educativo. Quando se começa a perceber melhor a natureza, passa-se a agir de forma mais consciente. É isso que falta para as populações de todo o mundo. É importante que o contato com a natureza e seus problemas se torne algo frequente no ambiente escolar e assim, os alunos possam intensificar o debate ecológico e tomar consciência da necessidade de mudar seus hábitos e atitudes em relação à preservação e cuidados com o meio ambiente, de forma que, no futuro, assumam compromisso com uma política de desenvolvimento sustentável.
Justificativa
A importância de desenvolver um trabalho voltado para a conscientização da comunidade escolar para a preservação do meio ambiente é uma preocupação de todos. Os conteúdos trabalhados vão além das salas de aula, pois temas relevantes são apresentados aos alunos nos espaços de que a escola dispõe.
A preservação do meio ambiente, antes bandeira de um pequeno grupo de ativistas, passou a ser uma preocupação global e a partir daí políticas governamentais foram adotadas em todo o planeta. Essa inquietação deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais. Portanto, trabalhando a proposta no espaço escolar, a partir da 1ª serie do ensino fundamental, fazendo uso dos mais variados recursos de que dispõe a escola Municipal Karlis Kempis estará desenvolvendo a consciência sobre a importância da necessidade urgente de preparar as crianças de hoje, para que possam viver em um ambiente saudável no futuro.
Objetivos gerais:
- Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados positivos e negativos da ação do homem e valorizar a preservação, observar a diversidade das espécies da flora e fauna e os cuidados que devemos ter com a natureza.
- Conscientizar os alunos e alunas da importância de proteger o meio ambiente para manter a sobrevivência humana na terra.
Objetivos específicos:
- Promover estudos, pesquisas, debates, palestras e atividades sobre as questões ambientais.
- Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares;
- Estimular descobertas na escola;
- Gerar aprendizagens múltiplas;
- Propiciar o comprometimento dos educandos com o meio ambiente;
- Gerar relações interpessoais mais respeitosas das individualidades e diversidades, além de práticas humanas mais cooperativas, solidárias e fraternas.
METODOLOGIA:
Os alunos participarão de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico, auditório, produção de horta e plantio de espécies ornamentais, maquetes, murais, utilização de matérias recicláveis, construção de brinquedos .
ATIVIDADES:
- Palestra com a secretária do meio ambiente – Ariane – dia 25/06/19.
- Com uma mistura de assuntos sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo e descarte do lixo, queimadas.
- Elaborar perguntas de conhecimento sobre questões ambientais.
Os alunos das turmas 3º B¹ e B²,4º B¹ e B² , 5º B¹ e B² , participaram da palestra.
- Plantio de espécies ornamentais
- Os alunos do 1º B¹ juntamente com a professora plantarão hortênsias em um espaço especifico ao lado do portão da escola, no dia 26/06/19.
- Revitalização da horta.
- Realizada pela turma do 1º B² com supervisão e orientação da professora, no dia 27/06/19.
- Auditório( 28/06/2019)
- Apresentação de dança e música focando o meio ambiente pelas turmas do 2º B¹ e 2º B².
- Passeata e coleta de lixos no entorno da escola, pelos alunos dos 4º e 5º anos.
- Filme abordando o tema “meio ambiente”.
- Exposição dos materiais confeccionados: cartazes, objetos reciclados,maquetes.
- Reciclagem.
- Criação de objetos e brinquedos com garrafas pets , tampinhas e outros objetos recicláveis, pelas turmas do 3º B¹ e B².
- Cartazes.
- Confecção de cartazes e murais abordando o tema, pelos alunos do 4º B¹ e 4 B², a partir de segunda-feira e expor pela escola durante a semana.
- Maquetes
- Construção de maquetes sobre o tema ,também abordando o assunto queimadas, executado pelos alunos do 5º B¹ e B².
CONCLUSÃO
A escola como formadora de opinião deve abrir caminho para uma nova postura em nossa sociedade, formando nos educandos de hoje, cidadãos exemplares no futuro, futuro esse bem próximo.