Preaload Image

Meio Ambiente na perspectiva da alfabetização e do letramento

Na primeira semana de junho os alunos do 2 ano C foram envolvidos na temática relacionada ao meio ambiente. A sequência didática planejada  teve o intuito de oferecer aos alfabetizados contexto significativo para aprimorar a oralidade, a leitura/escuta, a produção  de textos e a análise linguística.  Para iniciar  a professora propôs uma roda de conversa dando  abertura para que todos pudessem  contribuir com o que  conheciam sobre o assunto. Como as ideias iniciais fugiram muito do proposto, como dever de casa, foi sugerido conversar com os adultos sobre o tema, pesquisar, com a ajuda dos responsáveis, nos meios impressos e digitais informações para enriquecer o próximo encontro. No dia  seguinte, as contribuições  movimentaram positivamente a aula. Diante isso,  a docente acrescentou  informativos e poemas realizados sobre a forma de leitura individual e compartilhada, ora em voz alta, ora leitura silenciosa. Os alunos conseguiram fazer  interpretações relacionadas aos textos. Destacaram informações explícitas e identificaram até mesmo  aquelas que dependiam de inferências pessoais. Usando a tecnologia digital criaram uma nuvem  com as palavras mais significativas ao longo do projeto: sustentabilidade, meio ambiente, reciclar, reaproveitar, planeta Terra, seres vivos, cuidado, água e preservação.