Preaload Image

MEIO AMBIENTE

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEIO AMBIENTE

 

OBJETIVO GERAL:

 

  • Desenvolver a consciência ambiental nos alunos, promovendo atitudes de cuidado e respeito ao meio ambiente.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender a importância de cuidar do meio ambiente.
  • Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
  • Reconhecer a importância da reciclagem, da economia de água e da preservação das plantas e animais.

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Livros e histórias infantis sobre meio ambiente;
  • Imagens de paisagens naturais e poluídas.
  • Materiais para reciclagem, (papel, plástico, vidro, etc…)
  • Cartolinas, marcadores, canetinhas, lápis de cor, figuras;
  • Sementes para o plantio;
  • Sacos de lixo, luvas descartáveis;

 

AULA 1: INTRODUÇÃO AO MEIO AMBIENTE:

ATIVIDADES:

 

  • APRESENTAÇÃO:

– Explicar o que é meio ambiente e a importância de cuidar dele;

 

 

  • LEITURA DE HISTÓRIA:

– Leitura da história: NÃO AFUNDE NO LIXO;

– Destacar a importância  de preservar o meio ambiente;

 

  • DISCUSSÃO:

– Roda de conversa sobre a história, destacando a importância de preservar o meio ambiente.

4- DESENHO:

– Solicitar aos alunos que desenhem algo bonito que eles gostem no meio ambiente, (flores, árvores, animais, etc…)

 

AULA 2: POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS:

ATIVIDADES:

  • EXIBIÇÃO DE IMAGENS:

– Mostrar  imagens de paisagens limpas e poluídas, pedindo para os alunos comentar o que vêm.

2- DISCUSSÃO:

-Falar sobre  as diferentes formas de poluição  (água, ar ,solo) e suas consequências;

3- ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO:

– Depois do passeio para coletar o lixo, classificar esses lixos, para colocar no local indicado;

4- DESENHO E COLAGEM:

– Os alunos desenham e colam figuras recortadas de revistas, para criar cartazes e placas, sobre a poluição e suas consequências.

 

5-EXIBIÇÃO DE VÍDEO:

– Mostrar vídeo educativo sobre a importância  do meio ambiente;

 

6-  Música: A MÁGOA DO CHICO BENTO;

– Cantar a música com os alunos;

 

7- PRODUÇÃO DE VÍDEO:

– Produzir um vídeo com os alunos sobre: COMO DEVEMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE;

 

6- AVALIAÇÃO:

– Observar a participação e o engajamento dos alunos em todas as atividades;

– Avaliar os trabalhos realizados, (desenhos, classificações)

Para compreensão dos conceitos trabalhados;

– Fazer perguntas durante as aulas para checar o entendimento e reforçar os conteúdos.