MEIO AMBIENTE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEIO AMBIENTE
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver a consciência ambiental nos alunos, promovendo atitudes de cuidado e respeito ao meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a importância de cuidar do meio ambiente.
- Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
- Reconhecer a importância da reciclagem, da economia de água e da preservação das plantas e animais.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livros e histórias infantis sobre meio ambiente;
- Imagens de paisagens naturais e poluídas.
- Materiais para reciclagem, (papel, plástico, vidro, etc…)
- Cartolinas, marcadores, canetinhas, lápis de cor, figuras;
- Sementes para o plantio;
- Sacos de lixo, luvas descartáveis;
AULA 1: INTRODUÇÃO AO MEIO AMBIENTE:
ATIVIDADES:
- APRESENTAÇÃO:
– Explicar o que é meio ambiente e a importância de cuidar dele;
- LEITURA DE HISTÓRIA:
– Leitura da história: NÃO AFUNDE NO LIXO;
– Destacar a importância de preservar o meio ambiente;
- DISCUSSÃO:
– Roda de conversa sobre a história, destacando a importância de preservar o meio ambiente.
4- DESENHO:
– Solicitar aos alunos que desenhem algo bonito que eles gostem no meio ambiente, (flores, árvores, animais, etc…)
AULA 2: POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS:
ATIVIDADES:
- EXIBIÇÃO DE IMAGENS:
– Mostrar imagens de paisagens limpas e poluídas, pedindo para os alunos comentar o que vêm.
2- DISCUSSÃO:
-Falar sobre as diferentes formas de poluição (água, ar ,solo) e suas consequências;
3- ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO:
– Depois do passeio para coletar o lixo, classificar esses lixos, para colocar no local indicado;
4- DESENHO E COLAGEM:
– Os alunos desenham e colam figuras recortadas de revistas, para criar cartazes e placas, sobre a poluição e suas consequências.
5-EXIBIÇÃO DE VÍDEO:
– Mostrar vídeo educativo sobre a importância do meio ambiente;
6- Música: A MÁGOA DO CHICO BENTO;
– Cantar a música com os alunos;
7- PRODUÇÃO DE VÍDEO:
– Produzir um vídeo com os alunos sobre: COMO DEVEMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE;
6- AVALIAÇÃO:
– Observar a participação e o engajamento dos alunos em todas as atividades;
– Avaliar os trabalhos realizados, (desenhos, classificações)
Para compreensão dos conceitos trabalhados;
– Fazer perguntas durante as aulas para checar o entendimento e reforçar os conteúdos.