Preaload Image

Material alternativo para contar.

Na sala de aula os alunos são desafiados a montar uma coleção,  recebem dicas e são estimulados a colecionar tampinhas em geral ,como de garrafa pet , xampu, desodorante , remédio,  iogurte etc. Onde são classificadas e separadas por cor . Cada grupo de aluno tem sua cor , há solidariedade e colaboração entre as crianças porque mesmo encontrando tampinhas de cores diferentes da coleção do seu grupo , eles trazem para doar aos colegas que colecionam a cor correspondente . Com as tampinhas são trabalhados sequência numérica,  contagem , classificação, sequência lógica,  adição, subtração, multiplicação, divisão, quantidade ,brincadeira livre , criar imagens, solidariedade , cooperação, empatia, trabalho em equipe.                                                                                                                                      As mães relatam que as crianças querem montar a própria coleção em casa . Quem ganha com todo esse movimento é a natureza que fica livre dessas toneladas de tampinhas que levam anos para se decompor . Além de que as garrafas são utilizadas para fazer jogo de boliche , circuito , recipiente para plantar , porta material escolar e brincar livremente .