Maquete do Trânsito
Aqui na escola ensinamos na educação infantil para o trânsito desde o início do ano letivo. Ao contrário de que muitos pensam, embora as crianças não façam parte ativamente do trânsito, não dirigirem, é fundamental que elas aprendam desde cedo sobre os princípios básicos de segurança nas vias. Isso ajuda a criar uma sociedade cuja mobilidade urbana e responsabilidade ganhem outro caráter no futuro. Por isso que desenvolvemos uma maquete com os alunos “meu trânsito” com o objetivo de ensinar os alunos da turma do infantil 5, a atuarem no trânsito, saberem como se comportar em uma via e evitarem acidentes.
Em suma, que por meio desta atividade de pintura, recorte e colagem entendam os elementos que compõem uma rodovia e que existem regras e que o trânsito é coletivo. Então iniciaram assistindo um vídeo educativo “Pesadelo no trânsito”, acessaram o link https://www.youtube.com/watch?v=orC5OeHpuCc , o vídeo é uma série de TV infantil, relata que Ted, o homem do chapéu amarelo, é o dono do animado macaco George, que vive se metendo em confusões e em grandes aventuras criativas e divertidas, neste episódio ensina como atuar no trânsito.
Na sequência a professora explicou a dinâmica da atividade, para realizar uma maquete do trânsito, além de ser uma atividade divertida, a maquete é um recurso didático importantíssimo em sala de aula. Ela auxilia os alunos na compreensão do tema regras de trânsito e promove uma conexão entre a teoria apresentada em sala de aula e o cotidiano do estudante. Ao construí-la, o aluno tem a oportunidade de expor as suas perspectivas sobre o mundo que o rodeia, com isso cada aluno recebeu um desenho, a orientadora foi explanando sobre o desenho e entregou um para cada aluno, que deveria pintar e recortar. Após essa etapa, os alunos foram até a frente explicava o desenho e colavam no papel bobina até montar todos os elementos que compunha um trânsito mais seguro, tinha desenho de ciclista, semáforo, placas de sinalização e os outros. Após montar a maquete com ajuda dos alunos a professora explicou o papel de cada um no trânsito, papel do ciclista na ciclovia, os alunos usando cadeirinhas e cinto de segurança e outras normas. Para finalizar a professora coloca em exposição o trabalho construído com os alunos da turma do infantil, e ressalta que a educação para o trânsito não é só para motoristas, todos são pedestres o papai, mamãe e alunos, e, mesmo quem não tem ou não pretende ter carro ou moto, também deve ter acesso a esse conhecimento.