Preaload Image

MÃOS EM AÇÃO: Uma iniciativa para mudar o mundo.

Diante dos trabalhos relacionados ao meio ambiente, foi realizada uma parceria com a EMEF Anna Ruiz Fernandes Furlani e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pederneiras.

A problemática principal envolvida foi a discussão sobre a preservação dos ecossistemas e como podemos ajudar nesse processo. Em um primeiro momento os alunos foram reunidos em uma sala para se conversar sobre o que é a preservação e como podemos fazer isso, e principalmente, como eles podem ajudar nesse processo.

Posteriormente foi falado principalmente sobre a importância da preservação da região em que nos encontramos, que por mais que muitas vezes classifiquemos o local onde vivemos como um ecótono, a cidade de Pederneiras possui manchas da presença do bioma Cerrado.

Sobre o bioma Cerrado foi explicado a eles sobre sua característica de árvores retorcidas e constante aspecto de que esses vegetais estão queimados. Esse aspecto se dá por conta de que para a manutenção do bioma que se dá através das queimadas. Essas queimadas possibilitam a limpeza do local para o crescimento dos vegetais assim como também é necessário para o brotamento de algumas espécies. Mas, essas queimadas não são provocadas por humanos como os alunos perguntaram, são queimadas provocadas por incêndios naturais provocados, por exemplo, por raios e tempestades. Esses incêndios naturais são mais “controlados” do que os provocados pelos humanos.

Também foi conversado com eles sobre a riqueza de animais que habitam esse bioma e perguntado aos alunos sobre o conhecimento de alguns desses animais. Os alunos responderam aos palestrantes sobre a existência do lobo guará, onça pintada, anta e tamanduá bandeira. Mediante a essa abordagem foi possível observar a conhecimento sobre a flora dos alunos e ainda foi ressaltado por eles que muitos desses animais podem sofrer extinção, e como exemplo disso foi dado o lobo guará, os palestrantes acabaram por dizer que uma das principais causas de morte desse animal é a construção de rodovias invadindo o habitat natural desses animais e que por fim eles acabam por ser atropelados.

Por fim, foi dito a eles que as chamadas manchas de Cerrado tem sido diminuídas cada vez mais, principalmente no Estado de São Paulo por conta do desmatamento, e que somente agora algumas medidas de proteção vem sido tomadas.