MAIO AMARELO:”NO TRÂNSITO, EU ESCOLHO A VIDA”.
O propósito da educação infantil para o trânsito é formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis nas pistas das capitais do país, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso, uma criança bem informada pode fazer os mais velhos recordarem aquelas regras básicas. Pensando assim iniciamos a semana conversando sobre as comemorações do mês de maio, passado o dia das mães conversamos sobre a campanha internacional MAIO AMARELO, que visa chamar a atenção da população para a redução de acidentes no trânsito. No Brasil, o tema deste ano é: “NO TRÂNSITO, EU ESCOLHO A VIDA”.
A temática está sendo abordada de maneira lúdica por meio de vivências e brincadeiras. Em roda conversamos sobre quem faz parte do trânsito, conversamos ainda sobre os cuidados que devemos ter como motoristas, caso dos adultos ou como passageiros, o uso dos equipamentos de segurança, a faixa de pedestres, os cuidados na rua, cores do semáforo etc…
Seguindo as vivências propostas para esta semana, em parceria com a professora Márcia, realizamos uma vivência de colagem sobre o transito, na aula de múltiplas linguagens a professora Márcia, mostrou para o grupo o vídeo com a canção: “Atravessar a rua” Xuxa e em seguida confeccionou um carrinho, aproveitamos este material para fazer parte da nossa vivência de colagem, onde as crianças receberam papeis e fizeram a colagem da faixa de pedestre e da faixa de sinalização, em seguida desenharam o seu autorretrato e o semáforo, respeitando a sequência de cores.
Na finalizamos a nossa colagem, colando o autorretrato na faixa, o semáforo e o carrinho confeccionado com a professora Márcia. Nesta vivência as crianças escreveram o nome usando o recurso da canetinha.
Sexta-feira, organizamos os espaços com mesas, carrinhos e pistas em formato de números, brincamos com este material, em seguida as crianças foram brincar em um espaço estético montado com pistas, carrinhos e algumas placas e sinalizações de trânsito, as crianças adoraram. Os espaços na Educação Infantil, os aspectos que dizem respeito à autonomia, às interações e às brincadeiras têm de promover o exercício e a garantia dos seis direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular A infância é uma fase na qual o indivíduo começa a entender o seu papel na sociedade, enxergando-se como parte dela. Por isso, insistimos na necessidade de se abordar o tema o quanto antes. A proposta desta ação foi levada para a área externa da unidade especificamente ao lado da quadra.
Esta proposta foi realizada na turma do jardim II matutino e vespertino. Professora Patrícia Gaudereto e Marcia Roncaglio Batista. Participaram 50 crianças.
https://www.tecfil.com.br/educacao-para-o-transito-da-educacao-infantil-para-a-vida/#
Lei de diretrizes e bases/ PPP. Projeto politico Pedagógico, CEI Vereador Heluiz Antonio Moraes Gonzaga