Preaload Image

Maio Amarelo – TRÂNSITO

Objetivo:

Tem como objetivo de conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, alertando-os sobre os perigos que nele ocorrem e, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a segurança e as dos outros. Formar indivíduos com comportamento positivo enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre e futuro condutor ou passageiro importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro, devido as suas limitações o foco foi em pedestres.

Metodologia:

Apresentação do projeto em aula expositiva e realização de um trabalho individual escrito.

Realização da campanha “Maio Amarelo na sala de aula”.

Leitura e interpretação do livro “As três Cidades”, de Ronaldo Simões Coelho, culminando com a produção de cartaz e exposição em mural.

Visita à Auto Escola – Metropolitana – da cidade de Mandirituba. A visita propiciou aos alunos uma vivência lúdica em relação às regras de trânsito. Todos foram muito participativos no momento das perguntas e das dinâmicas.

Leitura e interpretação dos livros da coleção “Viva o Trânsito”, e elaboração de trabalho em grupo.

Aula expositiva e trabalho individual escrito.

Criação de um jornal mural, com aula expositiva, trabalho individual e trabalho em grupo.

Como base da metodologia de trabalho, apoiei-me na teoria sócio interacionista de Lev Vygotsky, que diz que o desenvolvimento do indivíduo acontece a partir do processo sócio-histórico e cultural. Esse desenvolvimento está intimamente relacionado com o contexto no qual a pessoa está inserida.

Dessa forma, busquei favorecer a interação entre os alunos, adotando práticas de trabalho colaborativo. Por fim, pensei numa didática que abrangesse a interdisciplinaridade. Para a definição das estratégias, levei em consideração que os alunos têm inteligências múltiplas, com habilidades diferenciadas para atividades distintas. Dessa forma, alguns alunos podem apresentar mais de um tipo de inteligência e, consequentemente, uma ou várias habilidades, que devem ser despertadas pelo educador por meio de estratégias diferenciadas de ensino.

Ao definir as estratégias, optei por contemplar também a utilização de atividades que atendessem aos diferentes estilos de aprendizagem e às inteligências múltiplas. Comecei pela apresentação do projeto. Iniciei a abordagem do tema, a partir da disciplina de geografia, com uma roda de conversa sobre conceitos de trânsito, meios de locomoção, comunicação e convívio social, entre outros assuntos.

Fizemos uma leitura coletiva de manchetes, para que cada aluno apresentasse sua compreensão sobre as notícias. Chamou a atenção o número de notícias sobre acidentes graves, com muitas vítimas. Os alunos demonstraram indignação com tanta violência no trânsito.

Após discussões sobre o alto índice de acidentes no Brasil e em nosso Estado, foi proposto um exercício para amenizar o que as manchetes traziam.

Cada aluno deveria criar a sua própria manchete ou notícia do dia e fazer com que ela relatasse um fato, ação ou situação positiva no trânsito. Todos os alunos se dedicaram à proposta, apontando situações bem positivas envolvendo pedestres, motoristas, veículos, agentes de trânsito, vias e inclusão de pessoas com deficiência.