Maio Amarelo na Educação Infantil
No dia 11 de maio de 2011 uma ação da ONU chamou a atenção para a segurança do trânsito no mundo inteiro: a chamada Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa ação visa tentar diminuir de forma drástica os acidentes, promovendo melhoria das estradas e conscientização dos motoristas. Desde então, esse é o mês oficial para as ações desenvolvidas na nossa escola, capazes de evitar ou minimizar os riscos nas estradas e nas ruas da nossa cidade e bairro.
Neste mês as escolas juntamente com as demais turmas desenvolveram atividades do mês amarelo, pois esta campanha tem a cor amarela porque foi escolhida para simbolizar a atenção e a própria sinalização de advertência no trânsito. Ao mesmo tempo, o laço símbolo já comum nas campanhas, representa a união em prol de um objetivo em comum no caso do Maio Amarelo, o da promoção de um trânsito mais seguro a todos os nossos alunos, famílias e funcionários.
Todas as turmas desenvolveram atividades especificas dentro do tema trânsito. Nestas atividades as professoras da educação infantil realizaram atividades do maio amarelo, conforme descrito abaixo:
A turma do infantil 4° A, a professora apresentou aos alunos alguns vídeos educativos que abordava de forma lúdica o tema trânsito, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YvtJpJgYfx0, esse vídeo alerta os alunos desde pequenos sobre bons hábitos, que podem prevenir ocorrências irreversíveis. Durante a aula a professora explicou alguns hábitos seguros que aos alunos poderiam adotar e ensinar os adultos.
A turma do infantil 4° B a professora por meio da roda de conversa abordou o tema transito com os alunos, para perceber o conhecimento prévio dos alunos, fez algumas perguntas e simulou oralmente algumas situações que envolvesse risco de trânsito. Outra atividade que a professora desenvolveu foi sobre o semáforo e as cores, nessa atividade vamos reforçar a importância de se respeitar as regras no trânsito, sendo uma delas é identificar o semáforo como um dos sinais de trânsito responsável pela segurança dos motoristas e pedestres.
A turma do infantil 5° A, A professora durante as aulas mostrou através de atividades impressas e rodas de conversa a importância de ser um pedestre consciente, que desde pequenos devem aprender para garantir a própria segurança e evitar os riscos no dia a dia, os pedestres devem cumprir responsabilidades e confeccionaram um semáforo no qual cada aluno contribuiu com pintura, colagem ou dobradura, na sequência foi realizado uma atividade pratica explicando a importância do semáforo e os significados das cores. Simularam na sala de aula e depois na rua em frente da escola, durante a aula a professora explicou que o sinal vermelho indica parada obrigatória.
A turma do infantil 5° B A professora fez uma roda de conversa sobre as cores, depois os alunos puderam brincar no jogo do carrinho, na trilha a professora deu as seguintes Instruções, no qual dividiu a turma em dois grupos, escolhe um jogador de cada grupo, o qual representava o carro. Na sequência lançaria o dado para poder andar pela trilha. Se o dado caísse na cor verde o aluno estaria livre para andar uma casa, mas se caísse na cor vermelha o aluno teria que ficar parado, ou se o dado virasse na cor amarela o aluno ficaria de fora e perderia a vez. Vence o jogo quem caminhar por toda extensão da trilha. Nesta atividade os alunos utilizaram carrinhos simulando a vida real em diversas situações de trânsito.
Então a professora de disciplinas (arte e literatura) em sala de aula, fez uma roda de conversa o qual perguntou como as crianças se locomovem pela cidade ou da sua casa até a escola. A resposta foi as mais diferentes entre os alunos, umas relataram que vem a pé, de carro, de ônibus, de transporte escolar, de bicicleta. Mostrou na sequência que todos esses meios de transporte fazem parte do trânsito e chamou atenção dos alunos para o fato de que todos nós somos pedestres em alguns momentos da rotina e que todos precisam seguir regras e combinados para viver no trânsito mais seguro. A professora mostrou vídeos educativos sobre o tem abordado na sala, para ilustrar melhor. Com ajuda do vídeo a professora explica que o trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas.