Maio Amarelo: leitura e interpretação de texto sobre a prevenção de acidentes.
Em maio, no Maio Amarelo, os alunos e alunas da EMEB Professor Afonso Fioca Vitali, respaldados por seus professores, utilizaram o livro didático disponibilizado na plataforma da Arteris (1º ao 3º ano do Ensino Médio).
O material é muito rico, recheado de excelentes textos que podem ser usados para reflexão e para um trabalho conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa. Seguem os trechos utilizados pelos professores:
OS ACIDENTES DE TRÂNSITO.
O Brasil apresenta índices elevadíssimos de acidentes de trânsito – dentre os maiores do mundo – dada a incompatibilidade entre o ambiente construído das cidades, o comportamento dos motoristas, o grande movimento de pedestres sob condições inseguras e a precariedade da educação e da fiscalização do trânsito. O Departamento Nacional de Trânsito registrou em 1997 mais de 30 mil mortes no trânsito do país, e cerca de 260 mil feridos. Estes números podem ser considerados subestimados, frente ao sub-registro e à ocorrência de mortes após o acidente. O custo global pode ser estimado em vários bilhões de reais por ano, sem contar os prejuízos causados aos que adquirem deficiências físicas permanentes. Nas grandes capitais, o maior número de óbitos ocorre entre os pedestres – em Belo Horizonte perto de 80%, em São Paulo 60% – atestando a violência do trânsito brasileiro. Os índices médios verificados em grandes cidades brasileiras são muito superiores aos de cidades de países desenvolvidos.
Extraído do site www.antp.org.com.br
PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
Algumas sugestões para evitar a colisão com o veículo da frente: Esteja atento: Nunca desvie a atenção do que está acontecendo em volta e observe os sinais do condutor da frente, tais como luz de freio, seta, pisca-pisca, sinalização com os braços, etc., pois indicam o que ele pretende fazer. Controle a situação: Procure ver além do veículo da frente para identificar situações que podem obrigá-lo a manobras bruscas sem sinalizar, verifique a distância e deslocamento também do veículo de trás e ao seu lado para poder tomar a decisão mais adequada, se necessário, numa emergência. Mantenha distância: Hoje isto resulta em multa, se não for observada, e se você não estiver longe o suficiente, irá bater no veículo da frente. Lembre-se de que com a chuva ou pista escorregadia essa distância deve ser maior do que em condições normais. Comece a parar antes: Se necessário pise no freio imediatamente ao avistar algum tipo de perigo, mas pise aos poucos para evitar derrapagens ou parada brusca, pondo em risco os outros condutores na via que talvez não conheçam como você estas normas de prevenção de acidentes.
Extraído do site www.detran.pr.gov.br
DICAS PARA DIRIGIR À NOITE COM SEGURANÇA
- Mantenha os faróis sempre regulados.
- Conserve o para-brisa, os faróis e as lanternas limpos.
- Complete o reservatório do limpador de pára-brisa.
- Esteja mais atento em estradas desconhecidas – nesse caso use o farol alto, tomando cuidado de baixá-lo quando estiver atrás de outros veículos ou cruzá-los.
- Procure orientar-se principalmente pela sinalização horizontal (na pista).
- Para evitar o ofuscamento pelo retrovisor interno, mude-o para a posição “escura”. Há espelhos que escurecem automaticamente de acordo com a intensidade do farol do veículo que vem atrás.
- Ao cruzar um veículo com farol alto, pode-se evitar o ofuscamento frontal, desviando o olhar e orientando-se pela margem direita da rodovia.
- Se sentir sono, pare em local seguro e descanse. (Extraído do site www.cfnet.com.br)
Cada estudante ganhou uma cópia impressa com os textos. Em seguida, foi realizada a leitura compartilhada, na qual cada aluno leu um pouco. Posteriormente, os aspectos relevantes foram ressaltados e comentados tanto por professores quanto estudantes. Para finalizar a atividade, os alunos responderam algumas perguntas relacionadas aos textos.
- Explique o motivo dos índices elevados de acidentes de trânsito no Brasil.
- Cite algumas maneiras de se prevenir acidentes de trânsito.
- À noite, existem vários perigos no trânsito. De acordo com o texto, quais atitudes podemos ter para evitar tais perigos? Cite, pelo menos, três.
A correção das questões foi feita oralmente. Foi uma atividade muito produtiva com base num material de apoio excelente!