Preaload Image

Maio Amarelo – Escola Amarela!

A proposta da E. M. Capelinha é aproveitar o tema: Maio Amarelo e conscientizar sobre a segurança para a vida, isto engloba observar e refletir alguns atos de pedestres e motoristas.

Público alvo: crianças de 03 a 12 anos ( ed. infantil e ensino fundamental)

Desenvolvimento: traz para ação temática, a ESCOLA AMARELA, onde a comunidade escolar decoram a escola com a cor amarela usando bolsa, dobraduras e outros materiais, estimulando a comunicação por meio de um painel colaborativo( vai estimular reflexões sobre excesso de velocidade, gentilezas no trânsito e respeito ao direito de todos, importância da sinalização, uso de faixas, etc), com tema intitulado: como você pode ajudar a tornar o transito mais seguro?

Em uma roda de conversa, explorar as atitudes necessárias para diminuir as mortes e lesões no trânsito. Estimule a reflexão sobre questões como:

  • O excesso de velocidade;
  • O uso do capacete, do cinto de segurança, dos dispositivos de segurança para bebês e crianças pequenas, do capacete para ciclistas;
  • Uso da faixa de pedestres, atenção nas travessias, ver e ser visto, respeito ao semáforo;
  • Importância da sinalização e o respeito a ela;
  • Consequência sobre a mistura de bebida x direção, celular x direção;
  • Gentilezas e respeito ao direito de todos em circular com segurança pela cidade (incluindo pessoas idosas, com deficiência e crianças);
  • Exercer a cidadania no trânsito também inclui reivindicar vias mais seguras e transporte público adequado.

Após a conversa, incentivar a turma a escolher um local movimentado da escola e a montar um  painel em amarelo.

“COMO VOCÊ PODE AJUDAR A TORNAR O TRÂNSITO MAIS SEGURO?”

Disponibilize post-its amarelos para a escrita das mensagens , orientando a turma a produzir pequenos cartões de cor amarela, no formato que desejarem.

Deixe canetas e colas ao lado do painel e incentive-os, durante todo o mês, a compartilhar suas ideias e deixar uma contribuição.

Enquanto um grupo da turma prepara o painel e os cartões, outro deve ficar responsável por encher os balões amarelos e, em seguida, juntá-los de acordo com o critério que decidirem, de forma a ficarem organizados de maneira diferente das demais turmas.

O importante é que os balões devem ser pendurados de forma espalhada pela escola, para decorar vários ambientes.

Avaliação: Acompanhar os passos de cada turma na construção do ambiente e observar a postura diante as situações apresentadas.