“Maio Amarelo – Brincando e Aprendendo : Trânsito é coisa séria e Brincadeira também “
Jogo de Trilha: Atividade desenvolvida com os Segundos e Terceiros anos.
Desenvolvimento: Após serem divididos em equipes e serem identificadas as equipes por cores diferentes (coletes em forma de carrinhos), os alunos testaram seus conhecimentos através de cartas com perguntas sobre o trânsito, que variavam entre perguntas simples, perguntas de “verdadeiro ou falso”, “que simbolo/placa é esse(a)?” e cartas curingas que avançavam ou recuavam casas no tabuleiro. Seguindo um time por vez em uma ordem pré estabelecida através da pedra maior tirada no dado, um aluno do time tirava uma carta do monte e lia a pergunta para sua equipe para que eles pudessem juntos responder a questão. A cada pergunta correta, a equipe jogava o dado e avançava casas no tabuleiro de acordo com o número tirado. Em caso de erros ou de não conseguirem responder a questão a equipe permanecia no mesmo lugar. Ganhava a equipe que chegava primeiro ao fim.
Quiz e Roda de Música sobre o Trânsito: Atividade desenvolvida com os Primeiros anos.
Desenvolvimento: Quiz – Após dividir a sala em dois times (meninos x meninas), realizamos um quiz sobre o trânsito utilizando cartas com perguntas que variavam entre perguntas simples, perguntas de “verdadeiro ou falso” e “que simbolo/placa é esse(a)?”. A cada pergunta correta, a equipe marcava um ponto. A cada erro, a equipe adversaria ganhava o ponto. Ganhava a equipe com mais pontos.
Roda de Música: Após breve dialogo com os alunos sobre trânsito, juntos e acompanhados de um violão, cantamos músicas dentro do tema “Maio Amarelo”, como “Ei motorista redobre a atenção ao trafegar na pista”, “Tomatinho vermelho”, “Motorista! Motorista! Olha o poste!”, “A roda do ônibus roda, roda.”, entre outras, de forma bem divertida.