MAIO AMARELO
Trânsito na Escola
Justificativa: O Projeto Trânsito na Escola pode contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Através de projetos como esse, elas podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias.
Além disso, as crianças fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.
Objetivos
Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito;
Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
Identificar quais são os principais motivos pelos quais os acidentes de trânsito acontecem e como podem ser evitados;
Conhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações;
Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito;
Incentivar a educação no trânsito por meio de aplicações em diversas disciplinas;
Pesquisar a qualidade de vida dos cidadãos em vias públicas em relação à poluição do ar e sonora;
Compreender as capacidades dos sentidos na obediência a sinalização;
Conhecer quais são os locais de risco e como evitá-los ao brincar e andar na rua;
Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres.
Aprender sobre as histórias dos meios de transporte;
Desenvolvimento
Conversa informativa sobre os principais pontos acerca do assunto;
Debates e discussões em sala de aula abordando os principais pontos relativos ao trânsito, como por exemplo a desobediência das sinalizações, comportamento de motoristas e pedestres e consciência nas relações de trânsito;
Atividades com as cores do semáforo;
Confecção de sinalizações de trânsito que podem ser colocadas por toda a escola;
Pesquisas em jornais e na internet sobre as principais causas de acidentes de trânsito;
Produções textuais;
Passeios fora da escola para que os alunos conheçam as principais formas de sinalização, além de observar o trânsito;
Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
Apresentação de vídeos educativos;
Brincadeiras dirigidas;
Jogos;
Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.
Confecção de murais, painéis, cartazes e maquete sobre a conscientização no trânsito.