Junho Verde – “ Gaia: agricultura e preservação”
Palestrante: Mateus de Abreu Angelo
Local: Sala de Leitura
Data: 20/06/2022
Turmas participantes: 5°G e 5°H
Professoras: Karina Cintra, Higina Marques, Fabiana Serapião.
Procedimentos metodológicos
A Sala de Leitura está trabalhando, desde o início do ano, com as habilidades socioemocionais, entre elas aquelas relacionadas ao cuidado, a gentileza e a convivência em diferentes espaços.
Nessa aula, à guisa de introdução, retomamos conteúdos trabalhados anteriormente: a lenda “A história da ressurreição do papagaio” de Eduardo Galeano, o texto instrucional “ O trânsito no mundinho” de Ingrid B. Bellinghausen e a biografia de José Datrino “O gentileza gerou gentileza” de Santhiago Gomes. Todos estes relacionados às habilidades acima citadas.
Na roda de conversa com o engenheiro agrônomo foram apresentados: o conceito da Teoria Gaia, uma breve história da agricultura e a função social da terra. Todos esses assuntos tiveram um olhar constante na preservação do meio ambiente. Ao final, para dar concretude a palestra , foi feita uma oficina de construção de um terrário fechado – “mini ecossistema”. Os participantes levaram a “receita” para fazer o seu terrário em casa.
Avaliação da atividade
Sem a intenção de esgotar o assunto, e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, foram tecidas questões para reflexão de todos os envolvidos: “Em que tipo de mundo queremos viver?”; “Qual o modelo de agricultura é possível para alimentar à todos?”; “ A terra está, de fato, cumprindo sua função social?”
Os alunos demostraram bastante interesse na atividade proposta, participando ativamente da conversa e da construção do terrário. Observamos que o contato das crianças com uma linguagem técnica-científica provocou interesse e curiosidade, essencial na construção contínua do conhecimento.