Investigação com elementos da natureza
Dê às crianças um brinquedo chamado natureza. Ofereça à elas oportunidades que propiciem o exercício da imaginação, a criatividade; oportunidades de criar seus próprios brinquedos com materiais naturais que possam ser explorados de diversas formas, que possam ser transformados naquilo que a brincadeira das crianças quiser.
Um brinquedo chamado natureza. De qual brinquedo estamos falando?
Talvez você não saiba, mas o melhor brinquedo do mundo para a criança é a própria natureza – brinquedo bom, bonito e barato, acessível, ao alcance de todas as crianças.
Foi essa incrível descoberta que os alunos do Maternal I da professora Lilian puderam descobrir no CMEI Bruce Craston Kay
A vida nos centros urbanos tem roubado de nós coisas que nos são caras, a liberdade da infância e o convívio familiar. Este é um convite para investirmos numa infância com menos tecnologia e mais terra, menos consumismo e mais brincadeiras ao ar livre, menos coisas e mais vivências sensoriais. Um convite para se resgatar um cotidiano mais simples e natural, sem pressa, com mais leveza, escuta e calor humano. As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – com ciclos de vida e morte, fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos, aguçando os sentidos, a imaginação e o sentimento de pertencimento, das raízes com a Terra e respeito por ela
Por isso atividades tão importante quanto está precisa estar inserida no cotidiano das crianças.