Horta Escolar
PROJETO “ HORTA NA ESCOLA”
RESUMO DO PROJETO
Este trabalho traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da E.M.E. F “Prof°Adalgisa Perim B. Franzini”, no ano de 2019, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e Alimentação Saudável e para aplicação da interdisciplinaridade.
TEMA: SUSTENTABILIDADE
É possível, avaliar a aplicabilidade da implantação de uma horta como método de ensino para Educação Ambiental, trabalho em equipe, empreendedorismo e liderança.
I – JUSTIFICATIVA
O Projeto Escola na Horta, para atender foi pensado com objetivo de que os educandos do Ensino Fundamental aprendam o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a valorizar as práticas do empreendedorismo e trabalho em equipe e uma alimentação saudável. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças através do Eixo Temático: TERRA – VIDA – TRABALHO -INTERDISCIPLINARIDADE – EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA, seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar e gerador de renda. O educando ao observar que o objeto de seu trabalho está sendo consumido e não ficando apenas a mercê a sua nota terá sua autoestima elevada. Trabalhar a terra na escola possibilita trabalho e cooperação em equipe, que o campo é responsável pela manutenção da cidade no que diz respeito à alimentação.
A disponibilidade de diferentes tipos de hortaliças produzidas na própria horta motiva o hábito de consumi-las regularmente e em quantidade suficiente, resultando no fornecimento de sais minerais e vitaminas que o corpo humano necessita. Sendo ricas nesses nutrientes, portanto necessárias para um melhor desenvolvimento e funcionamento do organismo humano. Uma dieta rica em sais minerais e vitaminas são eficazes ao bom funcionamento não só do organismo da criança em fase de desenvolvimento, mas para todo indivíduo.
Alimentação equilibrada para ser consumida na merenda escolar, contribui para saúde atuando como meio preventivo de diversas doenças. Uma vez que o mesmo implantado dentro das diretrizes que seguem neste relatadas o local em tempos futuros não só terá como serventia economia e aumento na qualidade alimentar do educando, mas também servirá como laboratório a céu aberto para realização de aulas práticas de diversas disciplinas, além de que os alunos terão mais convívio com a natureza. Envolvendo a clientela escolar a fim de dinamizar aulas, uma vez que será de fundamental importância ao conhecimento prático dos alunos.
Fatores educacionais se cruzam com fatores profissionais, dá-se então o almejo pela qualidade alimentar, além disso, contribui ao bom uso do homem para com a natureza, onde o conhecimento não se tornará jamais excessivo para a parte mais dependente – o homem, sendo o mesmo o mais interessado em manter um ambiente saudável de uso e manejo sustentado.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Um dos principais objetivos da Educação Ambiental consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável (EMBRAPA, 2011).
Observa-se a necessidade da construção de novas visões educacionais que integrem a saúde e o ambiente através de projetos realizados na escola.
O desenvolvimento de trabalhos realizados em horta escolar aborda temas como educação ambiental, e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar.
A contribuição das atividades realizadas na horta escolar ajuda o aluno a compreender o perigo da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ao meio ambiente; a importância da preservação do meio ambiente; desenvolve a cooperação da comunidade escolar; proporciona a modificação dos hábitos alimentares, mostra a necessidade do reaproveitamento de materiais. Todas essas atividades têm um só princípio, conscientizar a adotarmos um estilo de vida que cause menos impactos ao meio ambiente, observando a problemática ambiental que vivenciamos partindo da horta escolar.
O desenvolvimento da horta escolar possibilita ao educando um melhor e mais proveitoso aprendizado, onde á a necessidade do toque na terra, contato com as plantas, diferenciação de formas, texturas, cheiro e da cor. Estimulando a inteligência, os sentidos e a interação com o meio ambiente, desenvolvendo também a consciência ambiental (OLIVEIRA, 2005).
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
A educação Alimentar é essencial e deve basear-se em um processo ativo, assim, a horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser considerado um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável (BRASIL, 2005; REIS; SANTOS, 2005 apud SILVEIRA; ANDRADE; GUIMARÃES, 2009).
O conhecimento, as atitudes, comportamentos e habilidades desenvolvidas por meio de efetivos programas de saúde em escolas, voltados para a conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis trará melhor qualidade de vida, capacitam crianças e jovens para fazer escolhas corretas sobre comportamentos que promovem a saúde do indivíduo, família e comunidade. Por meio do trabalho nas preferências alimentares de crianças, que são determinantes importantes da ingestão alimentar, promove-se o balanceamento na composição da dieta em relação ao macro nutrientes e ao total energético. (DAVANÇO; TADDEI; GAGLIANONE, 2004)
A escola ocupa praticamente um terço da vida do aluno, assim ela necessita desempenhar um papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade da criança. Oferecendo alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos de vida. As consequências principais da alimentação inadequada no período escolar podem ser caracterizadas como alterações do aprendizado e da atenção, carências nutricionais específicas ou decorrentes do excesso de alimentos (MOURÃO, 2010).
II – OBJETIVOS
O projeto “Horta na Escola” tem por objetivo implantar uma horta na escola, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação Ambiental, além de trazer melhor qualidade à alimentação servida na escola, oferecer um laboratório natural aos alunos. Promovendo uma mobilização social com a finalidade de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar, para disponibilizar uma melhoria na alimentação da população em geral e, principalmente, das comunidades mais carentes. Incentivando os alunos a desenvolver a cultura empreendedora, trabalho em equipe além de intervir na cultura alimentar dos alunos.
III – METODOLOGIA
* Demarcação das áreas de plantio,
* Preparo do solo;
* Fertilizantes e Produtos Naturais (orgânicos);
* Técnicas de plantio e cuidados com os canteiros.
* Canteiros medindo 1 metro de largura por 10 metros de comprimento.
MATERIAL
* pá larga:
* enxada,
* carrinho de mão,
* pá de mão,
* mangueira para irrigação e conexões;
* Regadores;
* Telas;
* Facão de corte;
* Enxadão.
- O local utilizado possui disponibilidade de sol, água condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. A horta terá uma cerca viva de feijão andu, devendo observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.
- Seleção de hortaliças, como, por exemplo:
* Alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga, tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha, couve flor, brócolis, alcachofra, cenoura, beterraba, rabanete, nabo, cebolinha, salsa, coentro, rúcula, chuchu e alho.
- Alunos juntamente com professores, ficarão responsáveis pelo manejo da horta, levando a efeito:
* Irrigação diariamente observando o melhor horário para sua efetivação;
* Retirada de plantas invasoras;
* Observação do aparecimento de pragas;
* Afofar a terra próxima ás mudas;
* Completar nível de terra em plantas descobertas;
- A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Realizando a higienização com auxílio das merendeiras, e após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.
- Todos os processos de implantação da horta serão acompanhados pelos alunos com seus professores, onde o professor utilizará como um estudo do meio em suas aulas, dando oportunidade aos alunos de aprenderem trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando assim sua alimentação e de seus familiares. Estará oferecendo aos alunos, uma interação com o meio ambiente, mostrando a importância do cuidado com animais e plantas, para o futuro do planeta, e para sua saúde.
III Avaliação:
Será focada nas ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, no trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, responsabilidade. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, promover uma alimentação saudável e promover a cidadania e o conhecimento.
REFERÊNCIAS
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ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANKAS, I. Gestão Socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009. BARBIERI, J. C.; Vasconcelos, I. F.; Andreasi, T.; Vasconcelos, F. C. Inovação e Sustentabilidade: Novos Modelos e Proposições. RAE, Vol. 50, Nº 2, São Paulo, 2010.
ARARAS, MARÇO DE 2019