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HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE TRÂNSITO – APRENDER, IMAGINAR, DIVERTIR E BRINCAR

O uso da história em quadrinhos na sala de aula se constitui como uma proposta didático-pedagógica que favorece o incentivo à leitura, transformando o aluno em sujeito crítico. A história em quadrinhos, por ser um meio de comunicação em massa, provoca um grande fascínio nas crianças, em razão da aparência dos personagens e pelas crianças poderem entendê-las somente através da observação dos desenhos.

Assim, vemos uma nova função da história em quadrinhos, afetando a educação do público infantil, em face da transmissão de ideologias, por trabalhar conceitos de vida e morte, alegria e tristeza, medo, insegurança, luta, agressividade, timidez, dentre outros tão importantes para quem se encontra em formação, ampliando assim os conhecimentos sobre o mundo, que a vida social exige. Foi pensando assim que a professora propôs para os alunos elaborar uma história em quadrinhos sobre a educação no trânsito, o respeito dos sinais. Muitos pedestres não respeitam essas leis, atravessando as ruas em lugares que não possuem as faixas de pedestre ou mesmo os semáforos, atravessando em lugares de grande movimentação dos veículos. Isso é errado, pois pode causar atropelamentos em razão da falta de sinalização e do motorista não estar muito atento. Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.  Foi possível perceber o interesse e motivação dos alunos em escrever. Isso porque o trabalho com gibis motiva os alunos a criarem, a serem autores. Por meio de uma linguagem lúdica eles têm a possibilidade de fantasiar, de dar vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento, passando para o papel a aprendizagem da aula através de histórias.