Preaload Image

“Guardiões da Escola: Missão 5 Rs”

Núcleo Educacional Crescer

Professoras: Patrícia Moraes de Lima (regente)

Nataly França Almeida (arte)

Turma 5º ano 3 Matutino

Projeto: “Guardiões da Escola: Missão 5 Rs”

Tema Central: Os 5 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar) e seu impacto no lixo da escola em casa.

Público-Alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Duração Estimada: 2 a 3 emanas (flexível).

Objetivo Principal: Fazer com que os alunos deixem de ser apenas espectadores e se tornem agentes de mudança no ambiente escolar, compreendendo na prática o ciclo do lixo e aplicando os 5 Rs no seu dia a dia.

1 semana

Atividade: “Detetives do Lixo

“Roda de Conversa”. Pergunte: “Para onde vai o lixo da sua casa? Você separa e recicla o lixo? Durante a semana acumula bastante ou pouco lixo?

Anote as informações em uma folha sulfite.

Registro: Os alunos devem catalogar o lixo em grandes grupos:

Plásticos (copos, embalagens de salgadinho, garrafas)

Papéis (desenhos, trabalhos amassados, embalagens)

Orgânicos (restos de lanches, cascas de frutas)

Outros (metais, etc.)

Produto Final: Criar gráficos de pizza ou de colunas (em cartolinas ou no computador) mostrando: “O que mais jogamos fora”?

2 semana

Atividade: “QG dos 5 Rs”

A Solução: Apresente os 5 Rs como a “solução” para o problema que eles encontraram na 1 semana.

Divisão em Grupos: Divida a turma em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por se tornar “especialista” em um dos Rs:

Grupo 1: Reduzir (Como trazer menos lixo para a nossa casa? Ex: Evitar usar embalagens descartáveis).

Grupo 2: Reutilizar (O que podemos usar de novo? Ex: Usar os dois lados da folha; potes de iogurte como porta-lápis).

Grupo 3: Reciclar (O que é reciclável? Como separar corretamente na escola e em casa?).

Grupo 4: Repensar (Será que eu preciso disso? Ex: Precisamos de tantos copos descartáveis na festa da escola? Precisamos imprimir tudo?).

Grupo 5: Recusar (Aprender a dizer “não”. Ex: Recusar o canudinho plástico; recusar sacolas plásticas desnecessárias).

Pesquisa: Os grupos pesquisam e preparam uma miniapresentação sobre o seu “R”.

Use parte do material “reciclável” (limpo) que foi coletado na 1 semana para uma oficina de arte ou utilidade.

Sugestões: Criar porta-lápis com latinhas ou potes; criar brinquedos com caixas de papelão e garrafas PET; criar um “painel de recados” com papelão.

O Plano de Ataque: Com base no que aprenderam na 2 semana, os 5 grupos se reúnem para criar um “Plano de Ação dos Guardiões” para a escola.

Exemplo de meta: “Vamos reduzir o uso de copos plásticos na sala em 50% incentivando o uso de garrafinhas”.

Projeto “Detetives da Água”

Foco: Conscientização sobre o uso da água.

Ação: Investigar “vazamentos” visíveis na escola (torneiras pingando nos banheiros ou bebedouros).

Produto Final: Criar cartazes de conscientização, orientar os colegas para fechar bem as torneiras cada vez abri-las.