Gráficos de comportamentos no trânsito dos alunos de 6º e 7º ano como pedestres
TRÂNSITO SEGURO
TEMA: Gráficos de comportamentos no trânsito dos alunos de 6º e 7º ano como pedestres
Constantemente os alunos são parte do trânsito e em sua maior frequência como pedestres. Na legislação os pedestres deveriam ter a preferência, mas na prática há lacunas de condutas seguras. Pedestres deveriam não atravessar a rua correndo, olhar ambos os lados antes de atravessar a via e não ter condutas que coloquem em risco sua segurança.
Surgiu a ideia de mapear os comportamentos dos alunos no trânsito como pedestres conscientes.
Objetivos
Conscientizar os alunos das condutas de segurança ideais para circulação de pedestres e eles observarem quais atitudes tem tido de maneira errônea que precisa de adequação para sua integridade física.
Sondagem da turma
Em conversas com as turmas surgiram as seguintes perguntas que nos auxiliaria nesse mapeamento dos comportamentos:
- Atravesso a rua correndo?
- Atravessam depois de olhar com atenção a direção dos carros?
- Atravessam sempre na faixa de pedestre?
- Atravessam em meio aos carros?
Desenvolvimento
Após a sondagem inicial, montamos grupos para digitalizar as tabelas como as respostas fechadas, no Excel, logo após o término dessa parte prosseguimos para a pesquisa de campo, ou seja, aplicação do questionário.
Cada grupo aplicou o questionário em uma turma do período vespertino da escola, posteriormente organizaram tabelas de agrupamento das respostas para na sequência realizarem as produções de gráficos de barras.
Para finalizar discutimos os resultados dos gráficos com as respostas ideais para as condutas de segurança no trânsito.
Avaliação
Através do processo de coleta, produção e discussão dos resultados, visualiza-se uma postura de modificação de conduta para prosseguir com sua segurança.