Formando o comportamento do cidadão
Iniciar a aula com o vídeo do clipe do Projeto, após realizar a leitura do texto: Livro didático de História, Unidade 1 Lembra e esquecer.
QUARTO ESCURO, OLHOS FECHADOS. JOCA NÃO PARA DE PENSAR. A TODO CUSTO, TENTA SE LEMBRAR DO QUE ACONTECEU. SENTE UMA DOR AQUI E OUTRA ALI. NA CABEÇA, UMA GRANDE CONFUSÃO.
TOMA CORAGEM E ABRE OS OLHOS. ESTÁ EM SEU QUARTO. AO FUNDO, VÊ OS BRINQUEDOS, QUE PARECEM PERGUNTAR, CURIOSOS:
– O QUE ACONTECEU COM VOCÊ?
MAS JOCA NÃO SABE RESPONDER, NÃO LEMBRA, NÃO LEMBRA!
PRIMEIRO, VEIO A IRMÃ. DEPOIS, VIERAM OS PAIS. CHEGARAM E ESPANTARAM A TRISTEZA COM PORÇÕES DE CARINHO.
NESTE ACONCHEGO, JOCA SENTIA-SE FELIZ, MAS, DENTRO DELE, AS PERGUNTAS TEIMAVAM:
– O QUE ACONTECEU COMIGO? POR QUE ESTOU NA CAMA? POR QUE SINTO DORES? NÃO CONSIGO LEMBRAR…
HISTÓRIA VEM, HISTÓRIA VAI. JOCA ESCUTA, QUIETO, E APROVEITA UMA BRECHA PARA PERGUNTAR AO PAI:
– O QUE ACONTECEU COMIGO?
NARCISO RESPONDE COM VOZ CALMA:
– VOCÊ SOFREU UM ACIDENTE DE BICICLETA.
O PAI RESPIROU FUNDO. NA VOZ, UMA PITADA DE TRISTEZA:
– VOCÊ ATRAVESSOU A RUA, PEDALANDO, PELA FAIXA DE SEGURANÇA. UM CARRO VEIO E O MOTORISTA, DISTRAÍDO, NÃO PAROU. CATAPIMBA! ACERTOU VOCÊ E A MAGRELA.
MAIS UM SUSPIRO E O PAI CONCLUIU:
– A AMBULÂNCIA CHEGOU. RÁPIDO E LEVOU VOCÊ AO HOSPITAL. VOCÊ BATEU A CABEÇA, MAS ESTAVA DE CAPACETE, POR ISSO NÃO ACONTECEU NADA DE MAIS GRAVE. VOCÊ PERDEU PARTE DA MEMÓRIA, MAS LEMBRA DAS PESSOAS E DE ALGUNS LUGARES.
Posteriormente iniciar uma conversa informal, verificando os conhecimentos prévios, em seguida bate-papo informativo sobre o cotidiano do trânsito e orientações sobre o espaço urbano:
– Antes de atravessar uma rua, devemos olhar para os dois lados até que não haja mais veículos passando ou até que eles estejam parados para prosseguir;
– Comentar que a pressa não ajuda: que não precisa correr, pois podemos tropeçar;
– Para atravessar a rua devemos usar a faixa de pedestres ou as passarelas, quando houver. Se não tiver, atravessar em linha reta, em esquinas ou lugares sem curvas para ter a devida visão dos carros;
– Andar sempre na calçada; se não tiver, andar rente ao muro no sentido contrário ao dos veículos, para enxergá-los bem;
– Se houver policiais ou agentes de trânsito por perto, siga suas orientações ou peça instruções em caso de dúvidas;
– Ao subir ou descer do ônibus, não se esqueça de observar antes se ele está completamente parado;
– Se for passear com seu bichinho, lembre-se da coleira e não deixe ele andar na direção dos carros;
– Não brinque ou ande de patins, skate ou bicicleta nas ruas. Há locais próprios para isso, como em parque ou a praça mais próxima;
Para finalizar realizar a leitura do livro “As aventuras do bonequinho do banheiro” após deixar as crianças folhear o livro observando suas ilustrações, esperar seus comentários.