Filtro dos sonhos
Ressaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações cultural expressas artisticamente;
Com o filtro dos sonhos dei continuidade na aula sobre mandala, aprofundando um pouco mais sobre a mandala na cultura indígena e desenvolvemos o trabalho sobre o filtro dos sonhos ou caça-sonhos funciona uma mandala.
O caça-sonhos nativo americano é uma Mandela do mundo onírico. Esta “roda” é constituída por um único fio com o qual se faz uma teia que é, em seguida, adornada com penas de aves ou contas. Pendurada por cima da cabeça das pessoas enquanto dormem o caça-sonhos “apanha” todos os sonhos bons, permitindo que os seus ensinamentos fiquem na memória no momento do despertar. Por outro lado, os sonhos desagradáveis passam através dos buracos da teia e são libertados no universo ou, como outros acreditavam, essas energias ruins ficam presas dentro da teia de linhas e só saem de lá quando entram em contato com os raios de sol, dissipando assim essas energias negativas. Através do centro dos caça-sonhos, o espírito pode passar para o mundo dos sonhos.
Logo após assistimos um vídeo tutorial ensinando como confeccionar um filtro dos sonhos https://www.youtube.com/watch?v=oizpXBPuhO4
Assim os alunos seguiram o passo a passo e tiveram as suas mandalas ,as quais fizeram a exposição para que os demais alunos pudessem apreciar.