FENÔMENOS DA NATUREZA E EXPERIÊNCIA DO VULCÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Compreender a origem do vulcão;
- Identificar os países onde há vulcão;
- Destacar os danos que a erupção de um vulcão pode trazer a natureza.
- Desenvolver a percepção sensorial e a concentração,
- Desenvolver a curiosidade, aprimorar e adquirir novas habilidades, trabalhando a coordenação motora fina e grossa, além do raciocínio e o movimento de pinça, ou a preensão manual dos objetos.
- Desenvolver a linguagem, melhorando a pronúncia de palavras;
- Compreender como acontece a erupção de um vulcão através da experiência.
- Identificar os diferentes fenômenos da natureza e como acontecem.
- Realizar contagem e associar aos numerais.
ATIVIDADE – Fenômenos da Natureza https://www.youtube.com/watch?v=76BvQ01obn
- Assistir o vídeo acima sobre o que são os fenômenos da natureza.
- Conversar sobre o que compreenderam.
ATIVIDADE – Documentário sobre Vulcão
Propor aos alunos que assistam um vídeo sobre vulcões.
Levantar algumas situações problemas para que os alunos pensem e apontem possíveis soluções com as citadas a seguir:
- Como devem proceder as pessoas que moram em regiões onde existem vulcões em erupção?
- Qual deve ser a atitude das pessoas quando um vulcão entra em erupção?
- Existe uma maneira das autoridades alertarem a população das regiões onde os vulcões estão em atividade?
- Como fica uma cidade após uma erupção vulcânica?
Como se formam os vulcões? BASE PROFESSORA
Os continentes são compostos pelas chamadas placas tectônicas, grandes blocos de terra que formam a camada terrestre. É quando as placas tectônicas se chocam entre si que nascem os vulcões explosivos, aqueles que têm formato de cone e podem entrar em erupção.
A movimentação das placas faz o calor do interior da Terra subir e, por isso, as lavas são expelidas. Mas, o que de fato são as lavas? Elas têm aparência de fogo, mas são feitas de um material constituído pela mistura entre rochas da crosta derretida devido às altas temperaturas da região diversos e gases e vapor d’água, segundo informações do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).
Vale lembrar que nem todos os vulcões estão ativos, ou seja, aqueles que já entraram em erupção uma vez e, por isso, podem entrar de novo, como é o caso do Etna, na Itália e do Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, por exemplo.
Existem alguns, inclusive, que já são considerados “mortos”, por já estarem inativos há mais de 5 mil anos, como a Torre do Diabo, nos EUA, e o Monte do Terror, na Antártida.
- Análise e conversação sobre o Texto abaixo
OS MONSTROS DE PEDRA QUE SOLTAM FOGO
AS PLACAS TECTÔNICAS COMEÇAM A SE MOVEREM CAUSANDO RACHADURAS NA CROSTA TERRESTRE POR ONDE SAI UM LIQUIDO MUITO QUENTE QUE SÃO ROCHAS DERRETIDAS VINDAS DEBAIXO DA CROSTA PARA CIMA.
APARECE UMA BRECHINHA NA TERRA POR ONDE SAI O MAGMA, ENTÃO COMEÇA A SOLTAR FUMAÇA, LAVAS E GAZES PELA CRATERA.
O VULCÃO É FORMADO POR CÂMARA MAGMÁTICA, MAGMA, CHAMINÉ E CRATERA.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE VULCOES: EXPLOSIVOS, EFUSIVO E MISTO.
NO BRASIL NÃO EXISTEM VULCÕES EM ERUPÇÃO, ELES ESTÃO EXTINTOS.
NO RIO GRANDE DO NORTE, NA CIDADE DE LAJES, EXISTE UM VULCÃO EXTINTO CHAMADO PICO DO CABUGI.
OS VULCÕES PODEM DESTRUIR CIDADES, MATANDO PESSOAS, ANIMAIS E POLUINDO O AR QUE RESPIRAMOS. MAS DEPOIS ELES ADORMECEM OU FICAM EXTINTOS E NASCEM NESSE LUGAR ÁRVORES, ANIMAIS E RIOS.
AS PESSOAS QUE ESTUDAM SOBRE VULCÕES SE CHAMAM VULCANÓLOGOS.
(TEXTO PRODUZIDO POR UM ALUNO, MEDIADO PELA PROFESSORA DO NÚCLEO DE EDUCCAÇÃO DA INFÂNCIA – NEI/UFRN)
ATIVIDADE – 3 – Experiência com um vulcão
A Erupção Colorida é uma atividade bem legal porque, apesar de ser muito simples, ela surpreende as crianças. Tudo o que você vai precisar fazer é providenciar o material:
bicarbonato de sódio, corante de alimentos, vinagre, detergente, recipientes de vidro, colheres de sopa
O primeiro passo será colocar vinagre nos recipientes. Em seguida você adiciona o corante de alimentos, depois vem o detergente e o bicabornato de sódio.