Exposição: um pé de quê?
Para comemorar o dia das árvores, a E.M. Capelinha utilizou da arte e pesquisa para realizar a ação com o intuito de conscientizar sobre a importância das árvores, pois apropriando do ambiente em que vivem, as crianças podem atuar sobre ele protagonizando atos de cidadania.
Público alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos: Conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis que garantam a sobrevivência das gerações futuras, através de pesquisas e arte.
A ação do dia contou com toda comunidade escolar, onde cada professor , realizou uma exposição da árvore que existe na comunidade que os alunos residem. Durante a semana, foi realizado pesquisas, artes e fotos para conseguirmos chegar ao produto final. Ao pesquisarmos descobriram que cada região possui uma árvore típica. Como símbolo da região e justamente nesta área, Capelinha, apareceu o ipê amarelo. Alunos do 1º o 3º ano, realizaram então, pesquisas sobre esta árvore, entendendo que o ipê amarelo precisa de agente polinizador para se reproduzir, com o vento e a abelha mamangava, que são responsáveis pela dispersão do pólen das flores. A educação infantil, optou por trabalhar o coqueiro. Na entrada do Assentamento, Br101,via escola, existe palmeiras que foi plantada no ano de 1996.E esta arvore resistiu aos danos, sendo a mais antiga da região. A turma do 4º e 5º ano, exploraram as frutas carambola, que existe no pátio escolar e mangueira, que também existe desde 1996, no sítio vizinho à escola. A pesquisa resultou em fatos como: a mangueira serviu de refúgio (1996) às crianças do Assentamento para estudo, pois não havia escola ali ( as aulas eram dadas no curral, entre as mangueiras), além de parte dos anos servir também de sombras ( abrigos) para recreação dos alunos do projeto PETI.E quando está no período de colheita, é servido do fruto, o suco para alunos.
Ao reunir tudo o que foi explorado, iniciamos a exposição com história contada pela turma do Zé Quest: a árvore generosa, seguida de apresentações das turmas e entrega de lembrancinha dia da árvore e panfletos para distribuírem em casa.
Ao longo das atividades da semana, os alunos puderam explorar a criatividade e a expressão artística, utilizando diversos materiais, proporcionando uma experiência rica e sensorial, além de oportunizar reflexões sobre impactos e aprendizados, beneficiando a toda comunidade escolar, pois trouxe conexão com a natureza, explorou a expressão artística e criativa e trabalho em grupo. A exposição não só exibiu belas artes, como contou uma história de aprendizado, exploração e respeito ao meio ambiente.
Avaliação: A avaliação foi feita através de observações durante as atividades e interações orais dos alunos referente aos temas.