EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E NÓS SOBREVIVEMOS
Justificativa
A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo. É nesse momento que ele começa a interagir com a ideia de sociedade, aprende conceitos, e, é fundamental apresentar e desenvolver diversos valores que serão a grande base para a sua vida. Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará prejudicando sua própria casa.
Objetivo
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
- Falar sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis;
- Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê as cores das lixeiras;
- Discutir a ideia da seleção de lixos e o reaproveitamento;
- Fazer o desenho das lixeiras e solicitar que pintem as lixeiras com as cores correspondentes;
- Orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim, Coletor Amarelo: Metal, Coletor Azul: Papel, Coletor Vermelho: Plástico, Coletor Verde: Vidro.
Desenvolvimento
A metodologia que será utilizada neste projeto será por materiais educativos. Buscando aplicar a metodologia durante o período de execução do projeto, contribuindo assim, para a aprendizagem da criança.
Recursos Pedagógicos
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir e conscientizá-las sobre conservação e preservação do meio ambiente;
- Aprender sobre os benefícios da preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva;
- Fazer o desenho das lixeiras;
- Fazer um mural com as lixeiras, explicar sobre as cores das lixeiras, orientá-los de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor Amarelo: Metal, Coletor Azul: Papel, Coletor Vermelho: Plástico, Coletor Verde: Vidro;
- Manusear livros de história;
- Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
- .Discutir a ideia do lixo seletivo.
- Giz de cera;
- Tinta guache, tesoura, cola;
- Lápis de cor;
- Papéis diferenciados;
- Pincel;
- Brinquedos;
- Música CD;
- Tampinha de garrafa;
- Livros de história;
- Caixa de papelão.
Avaliação
Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e crescimento individual das crianças e por meio das observações e registros de atividades realizadas pelas mesmas, conforme a colaboração e participação dos alunos e das famílias.