EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO
CHAPEUZINHO VERMELHO VAI ÀS COMPRAS
Cuidados no trânsito
Objetivos
Conscientizar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Identificar e compreender o significado de placas de trânsito, semáforo e faixa de pedestres.
Explorar diferentes meios de transporte.
Relacionar a história ao cotidiano de compras.
Desenvolvimento da Atividade
1. Contação da História Adaptada
A professora conta que a Chapeuzinho Vermelho foi ao mercado comprar frutas para a vovó.
No caminho, ela encontra ruas movimentadas e precisa seguir as regras de trânsito para chegar com segurança.
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=wcr_YTBk-Yc
2. Roda de Conversa
Quais cuidados devemos ter ao atravessar a rua?
Para que servem o semáforo, a faixa de pedestres e as placas de trânsito?
Quais meios de transporte podemos usar para ir ao mercado?
3. Atividade Prática
Jogo de travessia: com fita no chão simulando a rua, os alunos representam pedestres atravessando apenas quando o “semáforo humano” (colega segurando cartaz verde/vermelho) autorizar.
Placas de transito: reconhecimento e identificação das placas através do vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=0MoYGCher8w
Feira da Chapeuzinho: organizar na sala uma “mini feirinha” com frutas de brinquedo ou imagens. Os alunos recebem “moedas e cedulas” de papel para comprar os itens.
4. Construção do Gráfico
Perguntar: “Qual meio de transporte vocês acham que a Chapeuzinho poderia usar para ir às compras?” (ônibus, carro, bicicleta, a pé, moto, etc.).
Registrar as escolhas no quadro e montar um gráfico de colunas ou pictograma junto com a turma.
Encerramento
Revisar os cuidados no trânsito.
Valorizar a importância de respeitar regras de segurança.
Relacionar a atividade ao cotidiano dos alunos.






