Educação para o trânsito: uma questão para os alunos do Ensino Fundamental
Cada Unidade escolar, sob uma perspectiva curricular de educação básica, possui autonomia para a elaboração e execução de seu projeto político- pedagógico, e nele devemos considerar de suma relevância a inclusão do tema Educação para o Trânsito.
Pensando nisto, a proposta que apresentamos neste breve relatório está baseada no reconhecimento da importância de uma ação pedagógica voltada para a promoção da humanização do trânsito, pautada em questões como respeito, ética, direito à saúde, meio ambiente, entre outros, visando disseminar a cultura da prevenção e do cuidado.
Com essa consciência foram planejadas atividades na sala de aula, aproveitando a roda de conversa, momento no qual ouvimos os alunos dando-lhes oportunidade de ampla participação. Promovido o debate, foram realizadas atividades dirigidas acerca da realidade do com a possibilidade de estimular as ações estudantis enquanto sujeitos históricos, ou seja, conhecendo seus direitos e deveres e atuando conscientemente em suas práticas no mundo.
Neste ambiente, o professor teve a possibilidade de, em conjunto com os alunos, construir novos padrões de comportamento, não só direcionando as atividades para os problemas do trânsito, mas, principalmente, incentivando a reflexão e criticidade deles, conciliando o conhecimento à realidade do aluno. Assim, o tema trânsito não deve ser “ensinado”, nem tão pouco “apreendido” apenas através de regras e normas de conduta, mas sim, com muitas reflexões e ações que promovam um ambiente mais seguro e democrático para todos.