Educação para o trânsito
Atividade realizada pelo Serviço de orientação educacional com a participação das turmas do 5º ano matutino e 3º ano vespertino. Atividade de Educação para o trânsito.
Objetivo geral: Formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis, tendo como prioridade o cuidado pela vida dele e do terceiro. Despertando um olhar de amor ao próximo por onde passar. A criança que conhece as regras de segurança será capaz de levar este conhecimento para dentro de casa reforçando tudo que o adulto já sabe e pode ter esquecido ou não faz questão de usar. A Educação para o trânsito começa em casa.
Objetivos específicos:
- Ensinar à criança sobre os equipamentos de segurança.
- Sensibilizar e conscientizar.
- Reconhecer a área de trânsito na chegada da escola.
- Incentivar o diálogo com familiares sobre a segurança no trânsito.
Desenvolvimento:
A atividade foi desenvolvida com duas turmas, sendo uma de 5º ano matutino e outra 3º ano vespertino. A Orientadora aplicou o total de 4 aulas em cada turma. As aulas compreenderam leitura compartilhada e roda de conversa da revista do Zé Quest (Educação para o trânsito – Pedras no caminho). Foi passado uma tarefa de observação para que os alunos realizassem no decorrer de uma semana. Eles deveriam observar a chegada e a saída da escola durante esses dias. Foram instigados observar o trânsito, os pedestres e os ciclistas com base em tudo que foi lido na revista e tudo que foi conversado durante a leitura. No fim desta semana tivemos mais uma roda de conversa compartilhando cada observação. Partindo daí elaboramos um panfleto com frases pontuais aconselhando os pais da comunidade sobre o que não deveria ser feito ao deixar seu filho na escola pensando na segurança dele e dos outros. Este panfleto foi entregue pelos alunos participantes do projeto na porta da escola na hora da chegada.
Importante ressaltar que apenas 7 alunos de cada turma trabalhou na entrega dos panfletos. Por motivo de segurança não foi possível envolver todos eles neste trabalho final por conta do número de crianças.