Educação no Meio Ambiente
Escola: ESCOLA DA AMIZADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL APAE DE POUSO ALEGRE
Professor (a): Bruno Zindra e Rita
Monitor (a): Rose
Tema: Educação no Meio Ambiente
Objetivos:
Elaborar com os alunos a conscientização do meio ambiente em nossas vidas e desenvolver habilidades com os discentes para a preservação do mesmo.
Pré-Requisitos dos alunos:
Recursos Utilizados:
- Laboratório Informática e televisão com entrada de USB;
- Som com entrada de USB;
Desenvolvimento/Metodologia:
Etapas Prováveis:
- Ouvir a música: Chico Bento em: Coitado do Ribeirão;
- Discutir sobre a música;
- Levantar hipóteses sobre o meio ambiente;
- Reflexão e executar um desenho sobre a música;
- Falar sobre história do Meio Ambiente (Estocolmo, 1972) ler o trecho.
- Passear ao redor da escola e fazer uma observação analítica;
- Observar e anotar as informações dos alunos;
- Elaboração de cartazes em duplas ou grupo;
- Trabalhar a letra da música;
- Consciência Fonológica;
- Letra A e família B;
- Cruzadinha e Gráficos (Laboratório);
- Tratamento da Informação (Fauna);
- Sistema de Numeração Decimal (Fauna);
- Fauna, Flora e Cadeia Alimentar e suas noções básicas;
- Pintura de Romero Brito e Produto Final (Confeccionar uma Tartaruga Pet).
Série/Idade: 3º Ano
Ensino Fundamental I / 7 a 10 anos
Duração:
4 aula / 40 minutos.
Disciplina:
- Língua Portuguesa
Conteúdos:
- Consciência das palavras (Chico Bento em: Coitado do Ribeirão);
- Letra A e família B (Método Fônico).
Duração:
4 aula / 40 minutos.
Disciplina:
- Matemática.
Conteúdos:
- Tratamento da Informação (Gráfico);
- Sistema de numeração decimal (0 a 10 e até 100).
Duração:
2 aula / 40 minutos.
Disciplina:
Conteúdos:
- Pintura do peixe (Romero Brito);
- Confeccionar uma tartaruga na garrafa pet.
Duração:
5 aula / 40 minutos.
Disciplina:
- Ciências.
Conteúdos:
- Fauna e Flora (Conscientização);
- Noções básicas dá Cadeia Alimentar;
- Patologias (Dialogar).
Duração:
6 aula / 30 minutos.
Disciplina:
- História e Geografia
Conteúdos:
- Meu grupo social e eu no meio ambiente;
- Introdução sobre Estocolmo em 1972.
AVALIAÇÃO:
- Por meio da observação do docente, registros dos alunos e uma avaliação mediadora e somatória.
PRODUTO FINAL:
- Confeccionar uma tartaruga na garrafa pet.