Preaload Image

Dinâmica: Fio de Ariadne!

Apresentação/justificativa: Em virtude a semana do dia do Pedestre, a E.M. Capelinha utilizou a dinâmica para trabalhar com o tema surgido na revista Zé Quest 2024: O fio de Ariadne, desenvolvendo atividades lúdicas sobre resolução de problemas e atenção, pois o pedestre deve ficar alerta em relação a determinadas orientações para uma locomoção segura.

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Objetivos: Refletir sobre a importância da atenção que é característica indispensável no trânsito, a falta dela pode ocasionar acidentes e vítimas.

Desenvolvimento: O facilitador relembra a passagem da revista Zé Quest 2024,que fala sobre o fio de Ariadne, dispondo os alunos em círculo. Ao início entrega um rolo de barbante, que vai sendo jogado de participante a participante, realizando um entrelaçado/ teia e os alunos ligados entre si por um barbante, formam-se um labirinto. Dois deles, vendados representarão a Ariadne e Teceu. Em seguida, vão desembolando o barbante, desfazendo o labirinto até se encontrarem em algum ponto. A FACILITADORA vai explicando através da dinâmica que estamos falando em mitologia grega. Na mitologia grega Ariadne entrega a Teceu uma ponta de novelo de lã, para que consiga sair do labirinto depois de lutar contra o minotauro. O antigo mito carrega muitas simbologias, sendo associado a consciência humana. Teceu carrega uma espada, símbolo de força da vontade humana para enfrentar as dificuldades. O fio de Ariadne representa a astúcia. É preciso contar com sabedoria para desvendar o Fio do labirinto até encontrar a saída sem se perder. Uma outra atividade foi a dinâmica do bambolê. O grupo foi formado em duas filas de mãos dadas e assim permaneceriam até o fim do jogo/atividade. A dinâmica ocorre com cada grupo com um bambolê na ponta, coloca o bambolê em volta do pescoço e por baixo de um dos braços do primeiro participante. Então dado o sinal, deve-se passá-los( bambolê) por todos os componentes da fila, sem que as mãos sejam soltas. Cada participante, deverá achar um jeito de passar por dentro do arco, esse é o desafio demonstrando capacidade e rapidez de raciocínio e habilidade.

Conclusão: A proteção, atenção e respeito aos direitos dos pedestres são essenciais para construir um trânsito mais humano seguro e inclusivo. Com a ação podemos contribuir para maior sensibilização das crianças sobre a importância de compartilhar as vias de forma segura e responsável com comportamento seguro no trânsito . Avaliação: Observar as atitudes dos alunos diante as atividades de forma acrescentar ou validar fatos que garanta aprendizado e responsabilidade de todos