Desfile cívico : Paz no trânsito!
Diante do cenário atual que vivemos, onde o desrespeito, violências estão cada vez mais presentes no dia a dia. Ficamos cada vez mais incapazes de conviver em paz, com a nossa família, em nosso bairro, em nossa cidade, em nossa comunidade. E viver em paz é uma questão de sobrevivência, de sustentabilidade da humanidade. Daí, a E.M. Capelinha realizou a ação cívica para atuar como agentes transformadores ou multiplicadores, no princípio do respeito, da boa educação e da urbanidade, sem a qual não se pode ter boa convivência tão essencial nas relações de trânsito; atuar no princípio do diálogo sem o qual também não se pode conviver em paz, mediar conflitos; na solidariedade, que permite partilhar um sentimento de interdependência e tomar para si questões comuns, são caminhos que devem ser percorridos para conquistar a harmonia no dia-a-dia; portanto vivenciar cada um desses valores é o norte para melhorar o trânsito. É preciso paz para continuar vivos!
Público Alvo: Ed. infantil ao Ensino fundamental.
Objetivos: Conscientizar os brasileiros sobre a necessidade coletiva de tornar o trânsito um ambiente de paz.
A direção escolar reuniu com equipe pedagógica e organizou um desfile cívico com o tema : Paz no trânsito.
Inicialmente foi definido estre o grupo as frases para conter no ato cívico e a ordem que estaria acontecendo. Como não houve desfile na praça da cidade e a escola fica na área rural, realizamos no pátio até a rua principal do bairro.
Após definição de temas e tarefas, foi confeccionado as faixas e máscaras com ajuda da equipe escolar.
No dia 07 de Setembro, realizamos a ação dispondo alunos por pelotões para cantarmos o hino da cidade e hino Nacional. A ideia foi levar ação Paz no transito á toda comunidade escolar e ao redor, manifestando em redes sociais a disseminação de boas práticas, pois permitir que a educação seja uma ação que leve à transformação, à mudança, tem como objetivos o convívio democrático, a ação com base nos valores eleitos no núcleo da sociedade, a percepção de que não estamos sozinhos e de que juntos podemos fazer um mundo melhor e nada melhor que estimular a sociedade ou parte dela, a refletir esse assunto; Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?
Acreditamos que um dos aspectos mais importantes para a conquista da paz e da segurança no trânsito é que os agentes envolvidos saibam conviver consigo e com o próximo. Neste sentido, o projeto enfoca amplamente a conquista de valores referentes às relações humanas, já que não é viável apenas exibir dados de acidentes e mortes no trânsito, mas elaborar ações de prevenção aos acidentes envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres.
Ás 7h30 em posição de respeito cantamos os hinos e saímos em direção à rua principal .E retornamos á escola.
Conclusão: A ação resultou numa parada à entrada da escola para cantarmos o hino Nacional e caminhões e carros pararam para assistir o ato. Percebemos o quanto foi proveitoso usar este tema para alcançarmos vidas. Somos seres que transitam e a segurança pelas ruas e rodovias depende de cada um de nós. É como uma grande engrenagem: meu bom comportamento traz paz e tranquilidade para quem cruza meu caminho. E o contrário, também, é absolutamente verdadeiro: minha má conduta no trânsito pode trazer um impacto negativo na vida de muitas pessoas.
Avaliação: Avaliar como os alunos interagem na ação, sensibilizando-os sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito.