DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE
As atividades descritas abaixo, tiveram como objetivos principais conscientizar os alunos e sensibilizá-los em relação aos problemas ambientais. Fomentar seus interesses em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente. Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.
Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos. Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
Com os alunos sentados em círculo, iniciarei um quiz com perguntas e respostas sobre o meio ambiente para estarmos conversando sobre a importância e os cuidados que devemos ter com o mesmo para termos qualidade de vida. Depois deixarei as crianças manusearem o livro, falarei o nome da história e, em seguida levarei a turma ao pátio para contar a história “o mundinho”, depois farei a interpretação oral, de forma coletiva e reflexiva para que os alunos pensem com carinho nas atitudes corretas que devemos ter todos os dias para cuidarmos melhor do nosso planeta.
Dando continuidade à aula, desenvolvi as seguintes propostas: confeccionei com os alunos um cartaz coletivo com o planeta terra, mostrei os copinhos da reciclagem e expliquei que tipos de lixo devem ser colocados em cada um e a importância de estarmos separando e descartando o nosso lixo adequadamente. Depois fiz a brincadeira “separando o lixo”, onde será colocado de um lado os copinhos com os símbolos da reciclagem e do outro lado diversas imagens de tipos de lixos diferentes que deveram ser separados de acordo com o material que foram produzidos. Dinâmica do mundinho, na caixa surpresa. Em seguida realizei com os alunos a Brincadeira da reciclagem catando catando – a turma será organizada em grupos e cada grupo ao sinal da professora e ao som da música reciclagem (paródia da música patinho colorido) deverá catar os vários tipos de lixo que estarão espalhados pelo chão e colocar cada um na sua cestinha corresponde, de acordo com o material que foram produzidos.
Iniciarei outra conversa questionando sobre o que falamos, se alguém conversou com a família, se a família tem cuidado do meio ambiente e como? Abrir espaço para perguntas e respostas e ir recapitulando a aula anterior. Contei a História o Livro do Planeta, seguida de interpretação oral e relembramos a importância de se evitar o desmatamento, o desperdício de alimentos, de produtos e de água, e incentivar a reciclagem e redução da produção de lixo. Realizei também a montagem do Quebra-cabeça do meio ambiente. Na sequência confeccionamos um cartaz coletivo com folhas e gravetos – onde a turma foi estimulada e orientada a passear pelo pátio da escola para catar folhas, gravetos e flores para montarem um lindo cartaz sobre o meio ambiente. Foi realizado com os alunos a Brincadeira – trilha do meio ambiente para cada aluno ir realizando o comando, após jogar o dado. Levei a turma ao pátio para conversarmos sobre questões relacionadas a preservação do meio ambiente e contei a História em Vídeo Azul e lindo: planeta terra, nossa casa. Após a história fiz a interpretação oral enfatizando a importância de cuidarmos do meio ambiente. Conversamos sobre a importância de se evitar o desmatamento, a poluição do ar e da água, bem como seu desperdício, incentivando a reciclagem, o cuidado com os animais, com as plantas e com o meio ambiente como um todo. Ainda com a turma no pátio plantamos uma árvore coletivamente e estimulamos o plantio de árvores como forma de melhorarmos a qualidade do nosso ar, produzirmos sombra e alimentos. Confeccionamos de um ioiô com jornal e lastex, como forma de estimular a reciclagem na hora da diversão e brincamos ao ar livre com o brinquedo produzido. Jogamos o jogo da memória com imagens relacionadas a reciclagem e o meio ambiente, como forma de estimular a socialização, a concentração e o reforço aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Brincamos de Abre e Fecha com Tampinhas para os alunos pegarem uma tampinha por vez para tentar colocá-la na garrafa certa e para finalizar, brincamos de Passando a folha – os alunos foram organizados em círculo no chão e cada um recebeu um pregador, onde o aluno que estava com a folha presa no pregador, deveria passá-la para o colega com o pregador e sem ajudar com a outra mão, para dessa forma estarmos trabalhando o movimento de pinça e uma melhor socialização entre a turma, além da atenção e cooperação.