Preaload Image

De olho na Dengue

As propostas a seguir tiveram como objetivos principais: conhecer os sintomas, riscos, formas de contágio, prevenção e tratamento da dengue; reconhecer o perigo de deixar a água parada; incentivar que, juntamente com sua família, a criança faça uma limpeza em seu lar e quintal, verificando focos de mosquitos em água parada em pneus, garrafas, etc, desenvolver a cidadania; aplicar os conhecimentos adquiridos.

Ainda na rodinha colocarei o som de um mosquito zumbindo e perguntarei se os alunos sabem que inseto está fazendo aquele barulho, qual  é o nome dele, que doenças ele causa e o que devemos fazer para não termos as doenças que ele causa, em seguida mostrarei  a imagem do mosquito aedes aegypti para os alunos observarem e manusearem.

Levarei os alunos para a área externa da escola e com o apoio do livro de literatura, contarei a história a casa bagunçada, na sequência refletiremos coletivamente com a turma sobre a questão da importância   dos cuidados com a limpeza  da casa, do quintal  e das ruas, pois está é a única forma de não criarmos o mosquito e, consequentemente evitarmos as doenças que ele transmite.

Depois realizaremos a brincadeira detetive do mosquito – a professora levará os alunos para fazer um passeio pela escola, para procurarem possíveis focos do mosquito da dengue, recolherem e descartarem adequadamente.

Como atividade artística a proposta será a confecção de uma máscara de mosquito, onde os alunos deverão pintá-la do jeito que preferirem.

E para finalizar realizarei a brincadeira pique cola do mosquitão – uma criança será escolhida aleatoriamente e enfeitada  para ser o mosquitão. Ao sinal da professora todos os demais alunos deverão correr do mosquitão pelo pátio, que por sua vez tentará tocá-los. As crianças que forem tocadas deverão aguardar sentadas até o mosquitão terminar de colar todos. O próximo mosquitão, será a última criança que for colada.