Conversando sobre o projeto que quer acabar com a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para bebês e crianças
A escola é um local de muitos aprendizados; conteúdos, atitudes e, também, cumpre um papel social e político importante. Não se trata, nesse caso, de um posicionamento político partidário, mas, sim, de formar cidadãos capazes de se colocar e refletir politicamente em nossa sociedade e em suas atitudes.
Logo, frente a isso, os professores consideraram de fundamental importância realizar uma conversa com os estudantes a respeito da proposta do governo atual de acabar com a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para bebês e crianças.
Para introduzir a conversa, as professoras mostraram para as crianças uma campanha de conscientização que tem circulado na internet. Leram, também, uma matéria publicada na revista Crescer (online) sobre o assunto. O link para acesso à imagem da campanha e à entrevista é: https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2016/11/ela-nao-queria-pais-criam-campanha-para-alertar-sobre-importancia-do-uso-da-cadeirinha.html
A campanha é uma proposta da família de uma criança que morreu, numa acidente de trânsito, justamente por não estar usando a cadeirinha. O acidente aconteceu na Bahia, em 2009. A família relata que a filha de 3 anos pediu para ir fora da cadeirinha e a família consentiu. No entanto, durante o trajeto, que era curto, o carro capotou por causa da pista irregular em obras e a menina não resistiu. A partir de então a família começou a veicular na internet e em outdoors a campanha de conscientização. Agora, com essa nova e surpreendente proposta do governo, a família achou importante resgatar o texto e a campanha.
Nossos alunos, que há muito tempo tratam em sala de aula sobre a temática do trânsito, também se indignaram com as novas propostas governamentais. Lutamos tanto por um trânsito mais humano e seguro, educamos, em nossas aulas para isso, formamos multiplicadores de nossas reflexões e, ao nos depararmos como propostas como essas, não conseguimos imaginar a fundamentação teórica e científica disso. Muitos estudos comprovam que o uso das cadeirinhas reduziu em muito o número de acidentes com vítimas fatais.
Nossos estudantes continuam alertando e entendendo a importância do cumprimento dessas regras de trânsito na busca por um trânsito mais humano e seguro.