CONSTRUÇÃO DO KABULETÊ
No dia 19 de abril, originalmente, comemora-se o “dia do índio”, data criada em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. Esta data comemorativa traz consigo uma história de luta e sobrevivência, neste sentido, nos dias atuais o “dia do índio” passou a ser conhecido como o “dia dos povos indígenas/originários”.
Neste sentido, buscando contribuir para a valorização dos saberes ancestrais, oriundos dos povos indígenas, foi realizada uma roda de conversa com os estudantes do Maternal II, Pré II A e Pré II B, apresentado aos mesmos elementos da cultura destes povos.
Após a roda de conversa, os estudantes puderam confeccionar, com auxílio da professora, um Kabuletê. Este instrumento, de nome peculiar, foi muito utilizado por escravizados e indígenas, durante as caminhadas pela mata, para espantar animais selvagens.
Para a confecção, utilizamos caixas de papelão cortadas em círculo, palitos de sorvete, barbante, tampinhas de garrafas pet, cola e fita adesiva. Todos os estudantes participaram ativamente durante a construção do seu Kabuletê, e posteriormente puderam desenhar/enfeitar o seu instrumento. Neste sentido, além de valorizar e contribuir com a propagação de conhecimentos ancestrais, a construção do Kabuletê também proporcionou às crianças a possibilidade de reutilizar materiais trazidos de casa, desenvolvendo o pensamento crítico e consciente.