Conhecer para aprender a preserevar
O projeto Conhecer para Preservar teve origem no currículo de ciências, geografia e história do 3º ano do ensino fundamental I, onde o ambiente a qual os alunos pertencem são o objeto de estudo principal.
Os projeto foi realizado em 3 etapas: 1- reconhecer o ambiente e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos; 2 – reconhecer os impactos ambientais causados pela evolução da civilização; 3 – elaborar estratégias de mitigação para os problemas encontrados de forma palpável e que o 3º ano consiga realizar.
A primeira etapa foi realizada com origem no componente curricular de história, em que os alunos estabeleceram relações entre o ambiente onde vivem com o modo de viver das primeiras civilizações. Os alunos refletiram sobre as facilidades de viver, adquirir itens e locomover-se nos dias atuais e como essas atividades eram realizadas antigamente. Conheceram mais sobre as primeiras moradias e os materiais utilizados para construir esses abrigos e construíram uma miniatura desses modelos.
Na segunda etapa os alunos começaram a analisar todos os efeitos das evoluções no componente de geografia. Observaram o comportamento de consumo dos seres humanos ao longo do tempo nas diferentes partes dos municípios, com foco em diferencias as atividades dos espaços rurais e espaços urbanos. Pensaram também em como o campo e a cidade coexistem e são interligados. Todas as atividades dessa etapa foram realizadas em sala com o material didático.
Na terceira etapa os alunos começaram a refletir sobre suas ações e em como poderiam começar a agir para minimizar os efeitos degradantes ao ambiente no componente de ciências. Para conhecer mais a fundo o mecanismo de relacionamento do ser humano e meio ambiente.
Para isso os alunos começaram a estudar como é formado o planeta terra (núcleo, manto e crosta) para depois seguir para os estudos sobre a formação do solo e a importância dele como recurso para a existência na terra. Os estudos sobre solo incluíram os componentes de formação do solo, os microrganismos presentes no solo, o solo como recurso para a vida na terra, características como permeabilidade, estratégias de cultivo e cuidados necessários para manter o solo saudável.
Os alunos também participaram de uma atividade de campo onde realizaram a limpeza de uma praia do município e aprenderam sobre a seleção de resíduos.
Uma terceira atividade realizada foi as experiências com diferentes tipos de solo para testas as aprendizagens de adubação e recuperação de solo para plantio.
Os alunos ainda decidirão que vertente mitigadora escolherão para continuar suas experiências e levar uma delas à feira de ciências e tecnologia do município. Sendo assim, teve uma primeira fase no primeiro semestre e terá continuação no segundo.