Conhecendo o Semáforo
Com base na demanda pelos trabalhos na temática de trânsito optamos por estabelecer a comunicação com os bebês a partir de roda de conversa. Assim, a presente proposta visou apresentar às crianças o semáforo e sua função no trânsito. As atividades foram desenvolvidas com crianças em idade de Fase 2 (1 ano e meio a 2 anos, aproximadamente) numa turminha com 24 bebês matriculados.
A roda de conversa aconteceu com coordenação das professoras a partir da demonstração de uma réplica de semáforo confeccionada com materiais recicláveis. Ao sentarmos em roda, utilizamos a réplica para demonstrar que o semáforo tem três luzes coloridas e aproveitamos para enfatizar o reconhecimento dessas cores: vermelho, amarelo e verde.
Após a apresentação inicial das cores e reconhecimento desses elementos que já vem sendo trabalhados ao longo das atividades de sala, apresentamos a ideia de que as cores dispostas no semáforo tem uma função. Enfatizamos a importância de que o vermelho é para “parar”, o amarelo para “atenção” e o verde para “seguir adiante”.
Conversamos, fizemos gestos e ao final cantamos uma música destacando a importância do semáforo.
Atravessar a Rua
Xuxa
Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para atravessar
A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção
Quando atravessar
Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para atravessar