CONHECENDO E APRENDENDO SOBRE A CAPTAÇÃO DA ÁGUA E TRATAMENTO DO ESGOTO
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Oliveira está aberta à visitação de escolas e grupos interessados, com o intuito de desenvolver ações de conscientização, aprendizado, troca de experiências e informações possibilitando a integração sustentável do homem com o meio ambiente. E vendo esta oportunidade, fomos convidados a participar de visita educativa.
Durante nossa visita fomos muito bem recepcionados pela equipe do SAAE, entre os objetivos da visita ressaltamos:
· Explicar e apresentar os componentes e processos do tratamento de água.
· Levar os visitantes a perceberem a importância do tratamento de água, tornando-os multiplicadores do que foi ensinado e ainda a usarem os recursos de maneira sustentável.
· Conscientização dos visitantes em defesa do Meio Ambiente.
Na visita à Estação de Tratamento de Água, a observação de todos os processos necessários para que a água bruta captada se torne própria para o consumo da população, foi uma oportunidade de conhecer a gravidade que implica o desperdício deste recurso tão precioso, que é a água. Com vistas a estas observações, os agentes deixaram claro para os alunos, da necessidade de incentivar o desenvolvimento de atitudes críticas e responsáveis, em relação a preservação do meio ambiente e uso racional das águas tão urgentes nos dias atuais, aos seus pais e conhecidos.
Após visita a estação de tratamento, e aprendendo passo a passo da captação da água e do tratamento até a chegada da água limpa e tratada em nossas casas, os agentes e bióloga Mariane Rosa explicou para os alunos que, que a escassez de água é uma realidade já vivida por muitos países, mas, só agora o mundo está despertando para a necessidade de uma boa gestão dos recursos hídricos, combate ao desperdício e uso racional da água e que ela é um recurso indispensável à vida no planeta. Entretanto, este recurso precioso corre sérios riscos frente ao aumento populacional e uso indiscriminado por toda população mundial.
No decorrer da visita, acompanhada por monitores capacitados a orientar a observação do processo de tratamento do esgoto, os visitantes foram incentivados a desenvolver uma visão crítica da questão ambiental e entender-se como agente ativo das soluções necessárias para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de modo geral.
Para finalizar nossa visita, aconteceu uma confraternização entre os funcionários do da instituição, a apresentação do mascote do SAAE – Zé Gotinha, alunos e funcionários da escola.
Foi uma manha repleta de conhecimento e muito divertida.